Fazenda da Barra terá evento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 32

A Fazenda da Barra, em Jaguariúna, onde parte dos prédios históricos passaram por uma ampla e recente restauração, feita pela Prefeitura para manter suas características arquitetônicas, será palco de um evento especial no próximo dia 9 de julho, data em que se comemora o 86º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, confronto armado que marcou a vida do País com combates entre tropas do Estado de São Paulo e Minas Gerais.

Os paulistas defendiam a convocação de uma nova Constituição e a deposição do governo Getúlio Vargas, considerado ditatorial. O conflito teve, inclusive, combates aqui na região e as tropas de Minas gerais, que lutavam pela continuidade do Governo Getúlio Vargas, ocuparam a Fazenda da Barra e fizeram dela um ponto de concentração e apoio logístico.

Portanto, para lembrar a Revolução Constitucionalista de 9 de julho de 1932, o Exército Brasileiro organizará uma cerimônia especial, que contará com a participação da Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo(CVMAISP).

De acordo com o 1º Tenente Flávio Costa, do Exército Brasileiro, que é Oficial de Comunicação Social do 2º Batalhão Logístico Leve, em Campinas, e atua como 1º secretário no Conselho Comunitário de Jaguariúna (Conseg) de Jaguariúna, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, cedeu o espaço na Fazenda da Barra para a cerimônia.

Conforme a programação, na segunda-feira, 9 de julho, além da Exposição de Veículos Militares Antigos, serão prestadas homenagens aos agentes da segurança pública que se destacaram no ano, execução do Hino Nacional e do Hino de Jaguariúna.

Também estão previstas uma apresentação dos cães adestrados do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) e exposição de materiais utilizados pelos Bombeiros Civis de Jaguariúna. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público em geral.

“Trata-se de um evento cívico estadual, que está sendo organizado em parceria com o Núcleo da Sociedade Veteranos de 32/MMDC – Trincheiras de Jaguariúna, que tem como presidente a senhora Maria Helena de Toledo Silveira Melo e pelo presidente do Conseg de Jaguariúna, o Tenente Marcos Miotto”, explica o 1º Tenente Flávio Costa. Mais informações sobre a comemoração podem ser conferidas neste endereço: https://www.facebook.com/events/271309383437968/

SERVIÇO

Cerimônia em homenagem ao 86º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932

Local: Fazenda da Barra – Jaguariúna – SP.

Data: 09/07/2018 – Horário: 9h – Aberto para participação da população.

Atrações: Haverá exposição de peças de artilharia, viaturas militares antigas e premiação a personalidades civis e militares.

Informações: https://www.facebook.com/events/271309383437968/

 

Comentários