Feira de profissões deve receber mais de 6 mil alunos

Mais de 6 mil estudantes do ensino médio são esperados no evento UniFAJ Aberta 2017, que acontece na próxima quarta-feira, dia 4 de outubro, das 8 às 22h, no campus 2 do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ.

O UniFAJ Aberta é uma mostra de profissões gratuita para toda a população e instituições de ensino da região, com o intuito de oferecer ao público um panorama completo das ações desenvolvidas no centro universitário e apresentar todos os cursos de graduação nas áreas de saúde, humanas e exatas.

Na feira, os participantes podem, também, se inscrever para o Vestibular UniFAJ 2018, realizando seu cadastro com um valor promocional, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre bolsas, vantagens e o crédito estudantil da instituição. O evento mobiliza profissionais e alunos da UniFAJ, além de escolas e instituições da região.

“Iremos proporcionar ao estudante a oportunidade de dialogar com profissionais da área em que tem interesse, compreender melhor a respeito da carreira desejada e, com isso, fazer a escolha mais adequada para seu futuro profissional”, explica o diretor da UniFAJ, Flávio Pacetta.

Orientação profissional

Quatro alunas do curso de psicologia da UniFAJ desenvolveram um jogo sobre orientação profissional, que será uma das atrações da feira de profissões.

“Qual Rumo Tomar?” foi desenvolvido pela Gabriela Vieira, Letícia Pozzolini, Juliana Altomani e Joeli Arnaldo, do décimo semestre, durante a disciplina de Estágio Supervisionado, com a orientação da docente Paula Alessandrini, que ministra a matéria com ênfase em gestão. Foi proposto às estudantes que pensassem em algo voltado ao público adolescente que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com as pesquisas realizadas pelas quatro futuras psicólogas, hoje os jovens já sentem a necessidade de ter uma orientação profissional a partir do segundo ano do ensino médio até mesmo para entender o funcionamento dessa prática, sanando algumas crenças, como explicou a Juliana. “O pensamento deles é assim: Vou passar em um psicólogo e ele vai passar um teste, traçar o meu perfil e vou sair já sabendo qual profissão devo fazer. Não é isso a orientação profissional”. Segundo ela, o processo tem como objetivo mostrar alguns caminhos para o adolescente e é ele que irá escolher com base nas suas preferências, a área de interesse.

O jogo é composto por um tabuleiro, cartas, pinos e um dado, e conforme for ocorrendo a partida, o jovem irá escolher cartas levantando quatro questionamentos: O que é? Para que serve? Vivências e Diversos. Todo o público que comparecer ao UniFAJ Aberta poderá participar.

Evento

UniFAJ Aberta

Dia 4 de outubro – quarta-feira

Das 8h às 22h

Campus 2 da UniFAJ – Rod. Dr. Gov. Adhemar Pereira de Barros – Km 127

Matéria: ASCOM/Foto: Acervo UniFAJ

 

Comentários