Festa de Maio de Itapira confirma programação artística

Evento terá dois palcos e novidades como a Rua do Turista; atividades acontecem entre os dias 3 e 13 de maio

A tradicional Festa de Maio de Itapira se aproxima e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo já definiu a programação do evento que é considerado uma das maiores festas populares da região. A abertura da programação cultural ocorre no dia 3 de maio, prosseguindo até o dia 13 em cumprimento à 131ª edição do evento.

Neste ano, além do formato com dois palcos – o ‘Palco Cidade’, no Largo São Benedito, e o ‘Palco Praça’, na Praça Mogi Mirim, que concentrarão atrações simultâneas, a festa ganhará ainda o incremento de um terceiro espaço musical: a Rua do Turista, uma espécie de lounge a céu aberto dedicado principalmente à divulgação dos atrativos turísticos locais e regionais, bem como ao fomento da produção artesanal.

Na condição de uma festa em louvor a São Benedito, a Festa de Maio é um dos mais tradicionais e grandiosos eventos da região, com programação religiosa e festiva que se estende ao longo de quase 15 dias nas imediações do Largo de São Benedito, entre as regiões Central e dos bairros Santa Cruz e São Benedito.

A estimativa é que um público entre 70 e 80 mil pessoas passem pela Festa de Maio todos os anos. Na edição 2019, a ideia da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é promover o evento enquanto uma autêntica festa de tradições, que une fé, religiosidade, cultura e, claro, muitos atrativos gastronômicos, parque de diversões e o famoso feirão com dezenas de barracas de roupas, eletrônicos e utilidades em geral.

“A nossa Festa de Maio é um patrimônio local e nosso objetivo é valorizá-la ainda mais, incrementando a programação e oferecendo novidades gradativas em suas edições. Nossa estimativa é que cerca de 10% do público que passa pelo evento vem de outras cidades, por isso entendemos também que é uma ótima vitrine para os produtores artesanais daqui, por exemplo”, comenta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ricardo Pecego.

 

MUITA MÚSICA

De acordo com Pecego, a programação musical também foi especialmente pensada de forma a garantir o acesso do público a diferentes tipos de gêneros, mas sempre com muita qualidade. Neste ano, por exemplo, um dos destaques fica por conta da presença da Velha Guarda da Vai-Vai, além da dupla Moda de Rock, que mistura música caipira a clássicos do Rock and Roll.

Espaço ainda para grupos da cidade e da região, com gêneros que vão do Samba ao Reggae, passando pelo Pop Rock, Soul/Funk e muito Groove, além de música instrumental e apresentações de dança.

RUA DO TURISTA

A Rua do Turista será instalada na Rua Agostinho Cavenaghi, que interliga as ruas Saldanha Marinho e Comendador João Cintra e fica abaixo de um dos principais corredores do público da Festa de Maio, que é a Rua Cônego Guerra Leal, que dá acesso ao Largo de São Benedito também pela Saldanha Marinho.

A criação do novo setor é estratégica no sentido de acolher o público regional que se desloca ao município exclusivamente atraído pela Festa de Maio, oferecendo assim uma experiência diferenciada. Levantamento

“A ideia é que esse novo setor da Festa de Maio não só revitalize uma via que até então ficava mais deserta durante o evento, mas também sirva como um espaço mais aconchegante às famílias. Teremos na Rua do Turista food-trucks de diversas localidades, com grande variedade de comidas, além de uma cervejaria artesanal exclusiva desse espaço. Tudo com tendas e cadeiras, concentrando também expositores da Vila do Artesanato de Itapira e de outras cidades. Será um espaço de difusão da nossa produção artesanal e dos atrativos turísticos”, comenta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ricardo Pecego.

SOBRE A FESTA DE MAIO

A origem da Festa de Maio de Itapira está intimamente ligada aos povos negros, remetendo ao período abolicionista, marcando a comemoração pelo fim da escravatura e também a devoção ao santo católico tido como protetor dos negros.

Por isso, mais de 130 anos depois, a cultura das congadas ainda segue muito presente no evento, com presenças confirmadas neste ano da Congada Mineira de Itapira e também de outros grupos vindos de Mogi Guaçu, Aguaí e Ouro Fino, por exemplo. Em 2019, o evento acontece entre os dias 3 e 13 de maio.

As atividades são concentradas no Largo São Benedito – onde fica o palco principal – e adjacências. O parque de diversos funciona ao longo da Rua Vitório Coppos, proximidades do CVT (Centro de Valorização do Trabalho). Já as barracas que compõem o chamado ‘feirão’ ficam distribuídas principalmente em vias como as ruas General Carneiro, Saldanha Marinho, Saudade e entorno da Praça Mogi Mirim, onde também funciona o palco secundário.

A extensa gama de opções gastronômicas com barracas de comidas e bebidas também se espalha ao longo da festa, mas com concentração maior entre a Praça Mogi Mirim e as ruas Cônego Guerra Leal e Saldanha Marinho, além da Rua do Turista, novidade deste ano que promete se tornar mais um gostoso atrativo dentro da tradicional Festa de Maio. Vale lembrar que durante os dias de evento, o trânsito na região sofre interdições.

Neste ano, os dias e horários de funcionamento da festa serão os seguintes, conforme decreto que regulamenta a atividade dos comércios ambulantes: de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 23h30, e das 11h30 à 0h00 aos sábados e domingos. A programação religiosa fica a cargo da Paróquia de São Benedito e pode ser consultada no site www.paroquiasbi.org.br.

 

Comentários