FESTA DO PEÃO DE AMERICANA: Começou a Festa Mais Bonita do Brasil

Fotos: Adilson FotoPerigo

Acabou a espera! A 33ª edição da Festa do Peão de Americana teve início na noite desta sexta-feira, dia 14, com arena cheia, provas de tirar fôlego e shows de Marília Mendonça e Wesley Safadão. A tradicional abertura do rodeio, com desfile de carro de boi carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, foi antecedida pelo som do berrante tocado pelo ferreiro e peão, Cigano. Na sequência, a festa foi abençoada pelo padre Manoá Xavier, da Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Fã de rodeio, o pároco encerrou sua participação visivelmente emocionado. “Estou tremendo. É uma responsabilidade muito grande e uma alegria abrir uma festa de peão como a de Americana. Aqui estão pessoas que levam a fé para todos os cantos do Brasil, que são devotos de Nossa Senhora”, contou ele.

A abertura dos trabalhos na arena ficou por conta da modalidade Team Penning, em que trios montados em cavalos, competem pelo menor tempo ao encaminhar bois para o cercado – uma tarefa rotineira nas fazendas do Brasil. Com menor tempo da somatória da semifinal desta noite e da eliminatória ocorrida na tarde, a equipe formada por Thais Campos, Ganso e Gabrieli Haman ficou em primeiro lugar, com 27,624 e já estão na final de domingo ao lado de outras 4 equipes:

1º Thais Campos, Ganso, Gabrieli Haman = 27,624

2º Celso Deliberto, Silvio Natal, Indião Paiva = 27,770

3º Murillo Archanjo, Matheus Deliberto, Silvio Natal = 30,352

4º Irajá Dias, Yasmim Mateo, Neto Mateo = 31,319

5º Antônio Gumeiro, Caio Martins, Leandro Martins = 31,743

Uma das modalidades mais antigas é a montaria em burros estilo ´Traia Cheia´. A noite foi de Tertuliano Rodrigues no animal Desprezo, com nota 61. Luis Edilan Oliveira, no Onça Parda, ocupou a segunda posição, com 58. Jonas Sales, no Sem Limite, com 42.

Na sequência foi a vez das mulheres voarem baixo na modalidade Três Tambores. A primeira colocação ficou com Ana Carolina Laurini Cardoso, montando o animal Cromo Down Jet Wa, somando 35,499. Ana Carolina também fez o menor tempo da noite, 17,499. No segundo lugar, Pamella Pinheiro de Jesus Freitas, no Miss Shot, com 35,587. Em terceiro, Amanda Gelli Gomes Ferreira, no Miss Safari Roma e 35,670.

As crianças também foram representadas na arena. No Três Tambores Kids, a melhor nota foi de João Otávio Nogueira, de 9 anos. Montando na Catuxa, ele fez 18,650.

Luzes, fogos e muita adrenalina marcou a abertura da trigésima etapa da PBR. Trinta e seis atletas disputaram as melhores colocações. Destes, 14 não conseguiram permanecer os oito segundos em cima dos animais e não pontuaram. E a melhor nota da noite ficou com João Paulo Victor e o touro Patrão. Juntos, homem e animal fizeram 88 pontos. Silvano Alves, tricampeão mundial da PBR, ficou em segundo lugar. Montado no animal Marco Zero, conquistou nota 87,25. Até esta noite nenhum atleta tinha permanecido oito segundos neste touro durante o ano de 2019. A terceiro lugar no pódio de Americana ficou com Lucas Martins Costa e o animal Polo Sul, com nota 87.

O atual campeão mundial da PBR, Kaíque Pacheco, no animal Tucumã, somou 78,50 e ficou no 17º lugar.

Marília Mendonça subiu ao palco por volta da meia-noite, levando toda a sua sofrência para o palco e ainda surpreendeu o público com um convidado especial, o cantor Gabriel Smaniotto.

Há uma semana, o artista teve os holofotes da internet voltados para ele com o vídeo em que estava se apresentando apenas para seus pais “e os bombeiros” num show em Foz do Iguaçu, como ele mesmo lembrou.

Marília contou a história de Gabriel no palco, pois foi uma das primeiras que repostaram o vídeo no Twitter. “É algo que chamou minha atenção, porque eu já passei por isso também quando estava no início da minha carreira”, relembrou.

E continuou: “Não tinha um lugar melhor pra gente cantar do que nesse rodeio maravilhoso pra esse público incrível”. Juntos, eles cantaram Flor e O Beija Flor e de apenas 2 pessoas na plateia, Gabriel saltou para um público que simplesmente lotou uma das mais importantes festas de peão do Brasil.

Gabriel saiu do palco extasiado. “Eu fiquei bem ansioso antes de ser chamado pela Marília, mas depois que comecei a cantar, fiquei mais tranquilo”, disse o cantor que teve uma semana totalmente diferente do que ele imaginava. “Eu dormi com 15 mil seguidores e acordei com 700 mil”, brincou.

Marilia ainda fez uma homenagem a Gabriel Diniz, morto no final de maio, em uma acidente de avião e que se apresentaria no Rodeio de Americana no próximo 21 de junho. “Gostaria que a gente lembrasse juntos nosso anjo Gabriel Diniz”, pediu a cantora, que emendou Paraquedas, parceria de Diniz com Jorge e Mateus.

Para esquentar mais a noite, Wesley Safadão! Um dos nomes mais importantes da música, veio à Americana com um repertório repleto de hits e um show pra lá de eletrizante.  Ar Condicionado no 15, Só Pra Castigar, Sonhei Que Estava Me Casando, Ninguém É de Ferro e Romance com Safadeza foram apenas algumas das canções interpretadas. O público permaneceu em peso até o final da apresentação e confirmou o porquê Wesley Safadão é um dos favoritos em Americana.

Os ingressos custam a partir de R$ 15 e podem ser adquiridos pelo site totalacesso.com.br, na Casa dos Cavaleiros de Americana ou em um dos pontos de venda relacionados em www.festadopeaodeamericana.com.br

A Festa de Peão de Americana continua até 23 de junho. Veja a programação completa:

Serviço:

33ª Festa do Peão de Americana

Local: Parque de Eventos CCA – Rodovia Anhanguera, km 121

 

19 de junho (quarta): Gusttavo Lima/Ferrugem

Abertura dos Portões: 19h

Espetáculo Gene Fireball

 

21 de junho (sexta): Felipe Araújo/Raça Negra

Abertura dos portões: 19h

Provas: cutiano, três tambores e Iron Cowboy

 

22 de junho (sábado): Jorge e Mateus/Kevinho/Alok

Abertura dos portões às 19h

Provas: cutiano, três tambores e Iron Cowboy

*‘Desafio do Bem’ com o tricampeão mundial, Silvano Alves

 

23 de junho (domingo): Cesar Menotti e Fabiano/Chitãozinho e Xororó

Abertura dos portões: às 16h

Provas: finais do cutiano, três tambores e Iron Cowboy

 

Site oficial: www.festadopeaodeamericana.com.br

Facebook: www.facebook.com/festapeaoamericana

Instagram: www.instagram.com/festaamericanaoficial

YouTube: www.youtube.com/user/festapeaoamericana

 

Comentários