“Festival de Arte Drag e Trans de Jaguariúna e Região” tem inscrições abertas até 15 de março

Artistas performáticos, drag queens, trans e toda a comunidade LGBT de Jaguariúna e região estão convidados a se inscrever e participar do 3º “SE JOGA! – Festival de Arte Drag e Trans de Jaguariúna e Região. O evento é organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc) de Jaguariúna e acontecerá dia 18 de março, no Teatro Municipal, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Conforme o regulamento divulgado pela Setuc, o SE JOGA tem inscrições gratuitas e o objetivo é valorizar e promover a visibilidade da arte transformista e drag queen junto à comunidade, contribuindo para o combate ao preconceito e a discriminação de gênero e orientação sexual.

As inscrições devem ser feitas no período de 01 a 15 de março, exclusivamente pelo E-mail cultura@jaguariuna.sp.gov.br – Se as 14 vagas abertas para performances artísticas forem preenchidas antes do prazo, as inscrições serão encerradas. Quem quiser participar pode obter informações mais detalhadas pelos telefones (19) 3867-2404 e 3867-4223. Outra opção é o E-mail cultura@jaguariúna.sp.gov.br

“É importante que no E-mail as pessoas escrevam 3º SE JOGA! – Festival de Arte Drag e Trans – INSCRIÇÃO e não esqueçam de colocar, também, o nome do artista que se apresentará e a denominação da performance a ser apresentada”, explica a secretária de Turismo e Cultura Maria das Graças Hansen Albaran do Santos.

De acordo com a secretária, em anexo e no mesmo E-mail de inscrição os participantes devem enviar cópia do RG, CPF, PIS e comprovante de residência, além de anexar a Ficha de Inscrição e o Termo de Compromisso e Autorização.

O Regulamento completo do 3º “SE JOGA! – Festival de Arte Drag e Trans de Jaguariúna e Região”, incluindo a Ficha de Inscrição e o Termo de Compromisso e Autorização estão disponíveis no site da Prefeitura de Jaguariúna (www.jaguariuna.sp.gov.br). Basta acessar o site, clicar em “Secretarias” (na aba superior) e depois em “Turismo e Cultura”, onde está o link específico do Festival.

Regras básicas do Regulamento do 3º SE JOGA!

– A premiação da apresentação vencedora será de R$ 1 mil, valor que será repartido entre os integrantes, no caso de duplas.

– Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição dos interessados em participar.

– A performance dever ser exclusivamente uma dublagem, portanto, não serão aceitos números ao vivo.

– Artistas performáticos, drag queens e trans podem fazer apresentações solo ou em dupla exclusivamente no palco, mas é necessário ter (no mínimo) 16 anos de idade, morar em Jaguariúna ou na região e não ter nenhum parentesco de 1º ou 2º graus com membros do corpo de jurados.

– O tempo limite da apresentação será de 5 (cinco) minutos, e quem exceder será automaticamente desclassificado.

– O prêmio será pago até 45 dias após a realização do Festival e após a entrega da documentação necessária, que será solicitada ao vencedor.

Fonte: Regulamento do Festival.

LGBT – Significado

O termo oficialmente usado para a diversidade no Brasil é LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). A alteração do termo GLBT em favor de LGBT foi aprovada na 1ª Conferência Nacional GLBT realizada em Brasília no período de 5 e 8 de junho de 2008.

A mudança de nomenclatura foi realizada a fim de valorizar as lésbicas no contexto da diversidade sexual e também de aproximar o termo brasileiro com o termo predominante em várias outras culturas.

 

Comentários