“Fico” será tema do desfile da Independência

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: digam ao povo que fico!”. A frase que D. Pedro I celebrizou ao decidir permanecer no Brasil em 2 de janeiro de 1822, o “Dia do Fico”, sete meses antes de proclamar a Independência, é o tema das comemorações da Semana da Pátria em Mogi Guaçu este ano.

O ato terá a participação do prefeito Walter Caveanha e demais autoridades, atiradores do Tiro de Guerra e alunos das escolas da cidade.

A programação foi definida pelas secretarias de Educação e Cultura e se estende do dia 1º ao dia 12 de setembro com uma série de atividades. Entre os destaques, a execução do Hino Nacional por grupo de violeiros na cerimônia de abertura, que volta a ser realizada no Paço Municipal, iniciando pelo hasteamento das bandeiras às 8h.

O tradicional desfile cívico-militar está programado para começar às 9h do dia 7, na Avenida dos Trabalhadores, em seguida ao hasteamento dos pavilhões e à execução dos hinos Nacional e do Município.

Participarão o Tiro de Guerra, estudantes, forças de segurança pública e entidades civis.

As escolas municipais representarão diversos aspectos positivos do Brasil no cenário mundial como uma das potências emergentes em economia, tecnologia e cultura.

Em 2013, o tema “Independência se constrói com educação e cultura” enfocou valores regionais dos estados da Federação, enfatizando suas histórias, personagens, riquezas naturais e culturais.

A participação dos estudantes da rede municipal nas comemorações da Semana da Pátria inclui o hasteamento das bandeiras nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental no período de 2 a 12 de setembro.

Como parte da programação, entre os dias 1 e 7 se realizará a “Feira de Troca de Livro”, no Centro Cultural, das 9h às 19h.

No dia 2, com início às 20h e entrada franca, o teatro Tupec do Centro Cultural apresenta a mostra de dança “O Despertar do Corpo”, com alunos da EMIA (Escola Municipal da Iniciação Artística).

O roteiro de eventos comemorativos da Semana da Pátria traz ainda, no dia 4, a partir das 20h, também no Teatro Tupec, o “Concerto da Independência” pela Orquestra Sinfônica de Mogi Guaçu, com regência do maestro Benedito de Carvalho.

 

Comentários