Final Nacional de Três Tambores durante o Jaguariúna Rodeo Festival em setembro

 

Pelo segundo ano consecutivo o Jaguariúna Rodeo Festival será palco da FINAL ORGANNACT ANTT de Três Tambores, a etapa decisiva da temporada 2018/2019 do Campeonato da Associação Nacional dos Três Tambores. As competições acontecem nos dias 13 e 14 de setembro, em Jaguariúna/SP, uma das arenas mais famosas do rodeio brasileiro.
Para a presidente da ANTT Silvana Bertato, a final na arena do Jaguariúna Rodeo Festival vem coroar mais uma temporada de sucesso do campeonato. “É um dos maiores e mais importantes eventos do rodeio brasileiro, por isso a ANTT se sente honrada em poder realizar a grande final nesta arena”.

Em dois dias de competições, a FINAL ORGANNACT ANTT irá distribuir mais de 100 mil reais em prêmios, incluindo um carro zero km para a campeã nacional da Categoria Feminina. As classificadas irão disputar premiação diária (em cada uma das três rodadas) e também a premiação final do campeonato, que abrange as demais colocações, além das campeãs.
“A ANTT tem se esforçado muito ao longo dos anos para melhorar a modalidade de todas as formas. Nossa final tem a maior premiação dos Três Tambores no rodeio brasileiro, devido ao trabalho sério que temos desenvolvido e o apoio dos nossos patrocinadores, que estão ao nosso lado a temporada toda”, reitera a presidente.
As finalistas desta temporada foram definidas na última semana de julho, após a conclusão da Etapa Especial realizada durante o 42° Campeonato Nacional da ABQM, em Araçatuba/SP. Iniciado em setembro de 2018, o 16° Campeonato Nacional de Três Tambores esteve presente em 13 eventos, nos estados de SP, MG e GO, sendo sete etapas principais, quatro etapas bônus e duas etapas especiais.
Pela Categoria Feminina, a temporada teve a participação de 200 competidoras, mas apenas 17 delas conseguiram cumprir os requisitos mínimos do regulamento para se classificar para a final. Disputam o título principal as dez mais bem posicionadas no ranking da Feminina – Gold Race, onde a grande campeã será premiada com um carro zero km.
As outras sete classificadas, que terminaram a temporada regular entre a 11ª e a 17ª posições do ranking, disputam o título da Feminona – Silver Race. Já na categoria Mirim, que reúne as competidoras de até 12 anos, são cinco finalistas em busca de se tornar campeã nacional entre as jovens estrelas da modalidade.

O favoritismo na Feminina – Gold Race, mais uma vez, é da atual campeã nacional Ana Carolina Laurini Cardozo. A competidora paulista venceu cinco etapas este ano, incluindo as duas últimas, e lidera o ranking desde a segunda etapa da temporada. Além das vitórias, Ana Carolina subiu ao pódio em outras cinco etapas e chega à decisão com uma boa vantagem sobre as demais.
Apesar da vantagem da líder, as demais competidoras continuam com chances, o que deve tornar a FINAL ORGANNACT ANTT uma competição muito disputada. Mesmo sem vitórias nesta temporada, Kelly Caroline Pereira subiu ao pódio cinco vezes, mantendo a regularidade e chega à decisão na segunda posição do ranking. Completando as cinco primeiras posições, na sequência estão Gabriela Sávio, Kelly Calle e Rafaela Slaviero.

Na Feminina – Silver Race, todas as sete classificadas chegam com chances matemáticas de título, o que também deve tornar a competição muito acirrada. Heloísa Medeiros de Sá e Letícia do Valle têm o mesmo número de pontos, mas pelos critérios de desempate, Heloísa lidera. Campeã da categoria em 2016, ela busca se tornar a primeira competidora da história a vencer duas vezes na Silver Race.

Entre as jovens estrelas da Mirim, a disputa também será acirrada entre as cinco finalistas. Luana Lima Bastos liderou boa parte da temporada e chega como grande favorita, depois de vencer sete etapas, incluindo as duas últimas. Ela é seguida de perto por Olívia Ianez, que venceu apenas uma vez nesta temporada, mas manteve a regularidade e subiu ao pódio entre as cinco melhores outras oito vezes.

Como em anos anteriores, haverá antidopping na final e três passadas por competidora definirão os títulos. Como serão dois dias de rodeio, todas as finalistas entrarão na arena na sexta à noite, sábado de manhã e sábado a noite. Cada uma das três rodadas, além de premiação extra diária, fornece pontuação ao ranking.
Os tempos vão sendo somados e ao término das passadas, de acordo com a classificação da menor para a maior soma, as competidoras recebem nova pontuação. Acrescentando os pontos da final ao ranking geral, será definida a classificação de 2019! Veja abaixo a lista completa de finalistas.

FINALISTAS – GOLD RACE
1 – Ana Carolina Cardozo – Araraquara-SP – 965 pontos
2 – Kelly Caroline Pereira – Duartina-SP – 595 pontos
3 – Gabriela Sávio – Brotas-SP – 540 pontos
4 – Kelly Calle – Palmeira-PR – 510 pontos
5 – Rafaela Slaviero – Curitiba-PR – 505 pontos
6 – Ellen Sayuri – Bastos-SP – 445 pontos
7 – Gabriela Ferro – São Pedro-SP – 410 pontos
8 – Eduarda Peres – Potirendaba-SP – 390 pontos
9 – Viviane Gratão – Catalão-GO – 345 pontos
10 – Bianca Ramos – Atibaia-SP – 340 pontos

FINALISTAS – SILVER RACE
1 – Heloísa Medeiros de Sá – S.J. Rio Preto-SP – 290 pontos
2 – Letícia do Valle – Pres. Prudente-SP – 290 pontos
3 – Maria Eduarda Cardozo – Araraquara-SP – 250 pontos
4 – Giovana Balbo – Umuarama-PR – 190 pontos
5 – Thais Munique – Votuporanga-SP – 160 pontos
6 – Brehna Bazanella – Americana-SP – 155 pontos
7 – Jéssica Natany dos Santos – Jaguariúna-SP – 140 pontos

FINALISTAS – MIRIM
1 – Luana Lima Bastos – Bataguassu-MS – 590 pontos
2 – Olívia Ianez – Tabapuã-SP – 520 pontos
3 – Maria Eduarda Fernandes – Paraguaçú Pta.-SP – 400 pontos
4 – Maria Manuela Arantes – Cravinhos-SP – 370 pontos
5 – Maria Fernanda Valentim – São Sebastião da Grama-SP – 330 pontos

 

 

 

 

Gold Race :

01 – Ana Carolina Cardozo  – Araraquara-SP

 

 

 

 

 

 

Silver Race:

01 – Heloísa Sá– S.J. Rio Preto-SP

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirim:

o1 – Luana Lima Bastos – Bataguassu-MS

 

Comentários