GCMs participam de requalificação para atuação na Ronda Guardiã Maria da Penha

Dezesseis Guardas Civis Municipais feminino da corporação itapirense participaram na última quinta-feira, 19, de uma requalificação para atuação na Ronda Guardiã Maria da Penha. O treinamento foi realizado na sede da Guarda Civil Municipal de Mogi Mirim e contou com a participação das equipes de Mogi Mirim, Itapira, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi.

A GCM Elaine Navarro, Coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Mogi Mirim, falou sobre as principais mudanças na Lei n° 11.340/2006 e outras leis de proteção à mulher, bem como os procedimentos operacionais para atendimento às mulheres vítimas de violência, em especial às que possuem medidas protetivas. “Todas as nossas GCMFs já são capacitadas para atuação junto às mulheres vítimas de violência, mas essa requalificação é importante para estejamos sempre atualizadas em relação às possíveis mudanças e inserção de novas leis de proteção”, destacou a comandante da GCM de Itapira, Patrícia Zacarioto.

Em Itapira, a Ronda Guardiã Maria da Penha foi instituída em 2021 e tem como objetivo estabelecer uma relação direta com a comunidade, assegurando o acompanhamento e atendimento de mulheres vítimas de violência domestica e familiar e em situação de vulnerabilidade. As equipes atuam diariamente na cidade e são sempre compostas por pelo menos uma mulher.

Além da Ronda Guardiã, a Guarda Civil Municipal também desenvolve o programa Visita Protetiva em parceria com o CREM (Centro de Referência Especializado da Mulher). Também lançado em 2021, o programa é voltado à proteção da mulher itapirense em situação de violência (física, psicológica, sexual, moral e patrimonial) e tem por objetivo monitorar o cumprimento das normas penais (medidas protetivas) que garantem a proteção da mulher e a responsabilização do agressor e também proporcionar o acolhimento humanizado e orientação das vítimas sobre os serviços municipais disponíveis.