Grupo de proteção animal se une para ajudar massivamente e de maneira mais efetiva os animais

Matéria: Paula Partyka

Xodó de Bicho foi criada em novembro de 2010 por um grupo de amigas que atuava individualmente na Proteção Animal no município

Xodó de Bicho é uma organização da sociedade civil formada por voluntários atuantes na causa animal, no município de Jaguariúna. O projeto foi criado, anteriormente, de forma individual por cada fundadora da entidade. Posteriormente, as forças foram somadas com o intuito de intensificar e obter apoio do Poder Público para o trabalho de Proteção Animal no município.

Está à frente da Organização não Governamental (ONG) uma diretoria voluntária que faz o trabalho diário administrativo e de retaguarda. Além de equipes distribuídas nas diversas frentes de ação: captação de recursos, feiras de adoção,  limpeza e manutenção do canil.

Segundo a presidente da ONG, Leliane Magalhães Guerra Gandolphi, o principal trabalho desenvolvido é de conscientização da população para o conceito de posse responsável. Ou seja, onde o animal recebe os benefícios básicos a que tem direito em lei.

Há uma rede de pessoas que apoiam o trabalho da entidade, financeiramente e participando dos eventos de captação de recursos. Também há cuidadores temporários que garantem um lar aos resgatados até sua adoção definitiva.

São os voluntários da ONG que buscam conseguir os lares responsáveis para animais abandonados, resgatados de maus-tratos. “Além de oferecer serviços veterinários, castração e doação de ração a animais de famílias carentes e aqueles comunitários,  cuidados nas ruas”, explica.

Para Leliane, é muito satisfatório desenvolver esse trabalho, mas desesperador também. “Conseguimos ajudar cerca de 3mil animais desde 2010, porém ainda lutamos contra o terrível crime do abandono e os maus-tratos recorrentes contra os bichinhos indefesos”, lamenta.

Ela explica que todos podem contribuir com a ONG, seja curtindo e compartilhando pedidos de ajuda nas redes sociais, ou se oferecendo como abrigo temporário. Além de comparecer aos eventos como um voluntário ou adquirindo um produto da ONG. Ou até mesmo doando qualquer valor em dinheiro.

Evento

No próximo domingo, 17, a ONG realiza a 7ª edição do Caminhacão. Uma organização da ONG Xodó de Bicho, com apoio da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, parceiros e expositores de produtos ligados aos animais.

Leliane lembra que quem tem cachorro pode levá-lo também. “E quem não tem participa dos sorteios de prêmios,  conhece trabalhos de parceiros da área do meio ambiente que estarão expondo no local, e aproveita a maravilhosa Praça de Alimentação para o almoço de domingo”.

É um evento aberto, que tem público entre 350 e 730 pessoas. É esperado um lindo dia de sol para acolher o maior número de visitantes possível.

Com diversas atrações, o evento acontece no Parque Santa Maria, das 9h às 14h. O Xodó de Bicho convida à todos para prestigiar o evento.

 

Comentários