Grupo O Regional firma parceria com Startup para lançamento de “Cidades Inteligentes”

Em parceria firmada nesta semana, o Grupo O Regional de Comunicação anuncia que irá lançar no início de fevereiro, o aplicativo “Bairros Inteligentes”, base do “Programa de fomento da Cultura Digital em Cidades Inteligentes. Todas as informações relacionadas ao aplicativo e sua funcionalidade, serão divulgadas em todos veículos impressos e em nosso portal de negócios e notícias: www.oregional.net.

O Grupo O Regional atualmente está presente em 15 cidades, destacando alguns municípios da RMC e Baixada Mogiana. Com o aplicativo, o grupo busca ampliar sua rede de cobertura em mais 15 cidades do Circuito das Águas e Sul de Minas.

O Programa contará com o suporte da Startup desenvolvedora do Aplicativo Bairros Inteligentes para a implementação de estratégias editoriais “gamificadas” (em forma de jogos), visando engajar a população no programa.

Por parte do Aplicativo Bairros Inteligentes, a iniciativa conta com parceiros estratégicos para garantir suporte institucional e de desenvolvimento nas áreas de tecnologia e educação, destacando:

– GAIA CTI, Núcleo de Pesquisa ligado ao Centro de Pesquisa Renato Archer. O Aplicativo Bairros Inteligentes é “Sping Off” do GAIA CTI;

– Rede Nacional de Economia Criativa (REC Brasil);

– Startu Wisoapp (Projeto FINEP – Redes Virtuais Georeferenciadas)

Por parte do Grupo O Regional, o acordo prevê suporte de comunicação editorial e de relações institucionais nas cidades onde mantém circulação dos jornais impressos, valendo-se também da infraestrutura do portal de notícias Web para o desenvolvimento de Modelos e estratégias de ativação de Marketing Digital.

Objetivo Geral

A parceria visa construir um modelo para ser replicado em todo o Brasil.

O contexto também prevê o fomento políticas públicas de fortalecimento do comércio local e cultura digital incluindo o contexto de educação cidadã para disseminar valores do empreendedorismo, economia criativa, consumo consciente, nova economia, rede de colaboração e economia colaborativa.

Cenário

Frente ao “Plano Nacional Internet das Coisas”, que garantirá os marcos legais para dar vida tanto às “Cidades Inteligentes”, quanto à “Indústria 4.0”, a partir de 2018 o Brasil inicia um novo ciclo econômico com profundos impactos culturais, econômicos e sociais.

Fortalecimento do Comércio Local: causa do projeto

São nos bairros que a vida das pessoas acontece, e quando nos referimos a Cidades Inteligentes estamos motivando um movimento de engajamento em torno da melhora da qualidade de vida no ambiente onde os cidadãos vivem.

Ao ter como causa o fortalecimento do comércio local, um dos eixos de desenvolvimento das “Smart Cities”, o aplicativo Bairros Inteligentes torna possível ser a interface dos cidadãos para que eles sejam os maiores beneficiários ao utilizarem os serviços e produtos, tornando-os assim cada vez mais eficientes, saudáveis e econômicos de se viver, trabalhar, comprar e divertir.

Programa de Fomento da Cultura Digital em Cidades Inteligentes

Mais do que um projeto editorial, o programa tem como foco promover iniciativas e indicadores para implementar soluções nos eixos das Cidades Inteligentes, destacando eixos como mobilidade urbana, eficiência energética, reciclagem, segurança, dentre outras.

Com base no acordo entre o Grupo O Regional e a Startup, o plano de trabalho prevê elencar as cidades mais estratégicas para iniciar o projeto, de preferência alguma cidade que tenha alguma política ligada à cultura digital implementada, com adoção de programa de empreendedorismo digital. Acreditamos que essa experiência facilite a aceleração da implementação da nossa iniciativa.

 

Comentários