Guarda Municipal de Campinas recebe 100 pistolas .40 do governo do estado

Crédito: Fernanda Sunega

O armamento é destinado aos guardas municipais para as atividades de segurança pública

A Guarda Municipal de Campinas recebeu uma doação do governo do estado de São Paulo de 100 pistolas Taurus calibre .40. As armas foram entregues pelo secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, em cerimônia na manhã desta terça-feira, dia 27 de fevereiro, realizada na Academia da GMC no Taquaral com a presença do prefeito Dário Saadi. As pistolas serão destinadas aos guardas municipais para a rotina diária nas atividades de segurança pública.

Dário destacou a importância dos novos equipamentos. “A Guarda Municipal de Campinas tem que estar bem equipada e bem preparada para enfrentar a criminalidade. Essas pistolas .40 vão fazer diferença na atuação da nossa Guarda. Espero que seja preciso utilizar o mínimo possível, mas quando precisar, é importante ter uma arma de qualidade”, disse. Dário também reforçou a importância da integração das forças policiais. “A entrega destas pistolas .40 pelo governo do estado mostra também a união das forças policiais em Campinas, entre a Guarda Municipal, as polícias Civil, Militar e Federal para combater o crime”, destacou Saadi.

O trabalho de integração entre as forças de segurança também foi defendido pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante o evento. “As polícias se uniram para combater o crime organizado em São Paulo. A integração não se dá apenas com esse armamento, mas, principalmente, com o trabalho conjunto nas operações na linha de frente em todo o Estado”, disse.

Derrite ainda exaltou a atuação da GMC. “A Guarda Municipal de Campinas tem o meu respeito e todo o respeito da população de Campinas e do estado de São Paulo. Homens e mulheres que fazem com que a Guarda Municipal de Campinas tenha esse nome tão grandioso e tão respeitado pela população campineira e em todo estado de São Paulo”, falou.

A doação dos equipamentos foi possível por meio de um convênio firmado entre o governo do Estado e a Prefeitura de Campinas. O armamento fazia parte dos equipamentos da Polícia Civil, mas, com a nova padronização de calibre, a instituição está promovendo a doação gradativa das armas em condições de uso. Segundo o governo do estado, já foram doadas mais de 1,4 mil armas para guardas municipais em todo o estado.

Na Guarda Municipal de Campinas, as pistolas .40 doadas pelo estado substituem as de calibre .380. “Assim como nós recebemos, continuaremos com este círculo virtuoso de doação dos equipamentos. Vamos doar pistolas para outras guardas municipais, contribuindo com o fortalecimento das instituições. A primeira guarda que já tem pedido é a GM de Piracaia, para onde doaremos 15 armas. E assim seguimos beneficiando e fortalecendo as corporações”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Christiano Biggi. “É um recurso importante que é doado ao município. Conseguimos ter uma troca de armamento sem onerar os cofres públicos”, completou Biggi.

A comandante da GMC, Maria de Lourdes, lembrou que a Guarda Municipal atua em diversos tipos de ocorrência e os equipamentos vão melhorar o atendimento que a Guarda Municipal de Campinas já faz de excelência para a cidade. “A GM atua em diversas situações no município. Assim, é muito importante que o nosso profissional esteja bem preparado para agir e reagir independente da situação que ocorra. O profissional vai mais seguro para a rua sabendo que ele vai ter um equipamento que vai auxiliá-lo a reagir em uma situação adversa”, disse.

Novos equipamentos

A Secretaria Municipal de Segurança vem investindo em melhorias nos equipamentos de trabalho dos guardas municipais.

Em dezembro do ano passado, todo o efetivo da GM recebeu novos uniformes, mais modernos, confortáveis e eficientes para o desempenho da função. Os agentes contam uma combat shirt de manga curta (modelo semelhante à uma camiseta) com tecido dry fit e material de proteção UV e uma calça. A roupa é em azul-marinho, da cor da instituição, e com o brasão da GM. No dia 2 de fevereiro, houve a renovação de 66 viaturas da frota da Guarda Municipal. Com isso, a corporação passou a contar somente com veículos altos (SUVs e caminhonetes), equipados com parachoque de impulsão, que maximiza a segurança para o guarda, aumentando o desempenho e eficiência no patrulhamento.