Guarda Municipal de Campinas recebe viatura elétrica para testes

Crédito: Divulgação/GM

Por 120 dias, equipes da Superintendência do Centro utilizarão o veículo para rondas na área central

A Guarda Municipal de Campinas recebeu o primeiro carro 100% elétrico da frota. O veículo, modelo JS7 da JAC Motors, foi cedido sem custos pela montadora à corporação para um período de avaliação de desempenho e testes funcionais por 120 dias.

A viatura foi entregue à Guarda Municipal já com grafismo, logotipo e a identificação das cores da instituição, além de sirene e giroflex e com todas as adaptações para o uso policial.

A concessão do veículo para Campinas foi por meio de um PoC (Proof of Concepts – ou Prova de Conceito). A JAC Motors solicitou que a Guarda Municipal testasse o veículo em situações práticas do dia a dia da atividade policial em termos de autonomia, eficiência, condição de resposta em abordagem e relação custo-benefício para a Administração, uma vez que a viatura elétrica só será aprovada após esta avaliação prática.

“A GM de Campinas tem todas as características necessárias para este teste, nos requisitos necessários para o emprego de uma viatura elétrica no atendimento e patrulhamento policial. Nossos veículos rodam mais de 300 quilômetros por dia e este elétrico será submetido às mesmas circunstâncias nas quais são utilizadas as viaturas movidas a outros combustíveis”, explica o secretário de Segurança Pública, Christiano Biggi.

Após o período de teste, a GM vai analisar a eficácia do veículo elétrico no cotidiano das atividades de patrulhamento e decidir sobre a viabilidade da adoção deste tipo de carro para toda frota, bem como relatar o desempenho da viatura elétrica à JAC Motors, conforme prevê a PoC.

Utilização

O veículo elétrico será empregado, durante estes três meses, no patrulhamento no Centro. Será utilizado pela equipe da superintendência da região central para rondas entre 7h e 20h no apoio aos 66 novos guardas municipais que se formaram no final de setembro e que começam o patrulhamento a pé no Centro nos próximos dias.