Guerra contra dengue: Campinas define áreas para realizar 8º mutirão de 2024 neste sábado, 23

Crédito: Rogério Capela

Agentes devem visitar imóveis no Parque Oziel e mais dez áreas durante ação em parceria com a EPTV. Município também já participou do Dia D Estadual e do 1º mutirão da RMC

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado, 23 de março, o 8º mutirão Municipal de 2024 contra o mosquito da dengue. A ação começa às 8h e a Pasta definiu 11 regiões que devem ter imóveis visitados pelos agentes de saúde e voluntários:

– Parque Oziel
– Gleba B
– Jardim Monte Cristo
– Jardim do Lago 2
– Jardim Stella
– Jardim Icaraí
– Jardim Irajá
– Jardim Santa Cruz
– Jardim Bandeiras 1 e 2
– Jardim São José

O trabalho é uma parceria entre Administração e EPTV, afiliada da TV Globo, por meio da 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti. É o segundo do ano neste formato.

Antes disso, Campinas já promoveu seis mutirões e participou de mais duas ações: do Dia D Estadual, em 1 de março, e do 1º Mutirão da Região Metropolitana (RMC), que também foi o sétimo realizado pela Administração, no dia 16.

Nesta última ação foram visitados 910 imóveis, dos quais 465 foram trabalhados com remoção de criadouros do mosquito transmissor e orientação dos moradores. Os demais estavam inacessíveis por estarem fechados, desocupados ou impedimento dos moradores.

Considerando-se todos os mutirões de 2024, já foram visitados 32,5 mil imóveis.

A Saúde faz um apelo para que a população colabore nesta ação. Em média, metade das residências deixam de ser trabalhadas por causa dos motivos registrados pelos agentes.

De 1º de janeiro até esta terça, Campinas teve 22.356 casos confirmados de dengue e quatro mortes. O município está em epidemia, declarou emergência em 7 de março, e a Secretaria de Saúde alerta que a transmissão do vírus ocorre em todas as regiões.

Como será o novo mutirão?

O mutirão deste sábado deve reunir voluntários e agentes da Saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros. Eles usam uniforme formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. Em caso de dúvidas sobre a identificação, a população pode pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil.

A Administração repetirá a estratégia de usar drones para localizar grandes criadouros do Aedes aegypti como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. Com isso, chaveiros podem ser acionados e esta medida está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.

O mutirão é multisetorial e conta com apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec. O balanço das ações deve ser divulgado nesta segunda-feira, 25 de março.
Crédito: Rogério Capela
Campinas já realizou sete mutirões e participou do Dia D Estadual em 2024
Preocupação

Campinas registra pela primeira vez na história a circulação simultânea de três sorotipos da dengue: DEN 1, DEN 2 e DEN 3. Desde o início de outubro ela tem apresentado condições climáticas consideradas ideais para desenvolvimento e proliferação do Aedes. A Saúde também observou aumento de casos confirmados de dengue nas últimas semanas, três mortes pela doença, e projeções indicam a possibilidade de Campinas alcançar o pico da epidemia no mês de abril.

Orientações sobre assistência

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

O que já foi feito

A Secretaria de Saúde informa que desde dezembro de 2023 já colocou em prática uma série de medidas consideradas adicionais, sobre o plano regular de prevenção e combate à dengue, que inclusive começaram a ser copiadas por outros municípios diante do contexto do aumento de casos da doença. O plano inclui Sala de Situação para análise sistemática, reorganização da rede municipal de saúde e novo site para divulgar informações.

Estatísticas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) mostram que 80% dos criadouros estão nas residências.

Comitê de prevenção

Desde 2015 a Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde.

Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.