Haka Race volta à Holambra neste fim de semana

No próximo sábado, 17 de março, Holambra será sede pela segunda vez do Haka Race, uma das mais importantes provas de aventura de curta e média distância do Brasil. O município que encerrou em outubro do ano passado a etapa 2017 foi escolhido para abrir a temporada 2018. A largada será dada às 9h no Moinho Povos Unidos.

O percurso desta edição para a surpresa de quem já participou na cidade foi totalmente alterado, são novas trilhas para que os atletas possam conhecer ainda mais a cidade das flores. As inscrições, segundo a organização foram esgotadas no último dia 8 e mais de 420 pessoas vão entrar na disputa da etapa.

De acordo com o organizador do evento Leonardo Barbosa, Holambra foi escolhida para abrir o Circuito Nacional do Haka devido a resposta positiva dos participantes e familiares que acompanharam o evento no final do ano passado. “A última etapa foi um sucesso, ficamos encantados com a receptividade da população holambrense e a Prefeitura, já de imediato manteve o contato para que o Haka voltasse ao município, aproveitamos a empolgação de todos e decidimos abrir a temporada que inclusive esgotou todas as vagas,” comenta.

Leonardo relembra ainda que no ano passado o interesse em realizar a prova na capital nacional das flores surgiu a partir de um atleta local, o Patrick de Block, que é um dos organizadores da corrida na lama sempre falar bem da cidade.

A competição envolve várias modalidades de aventura como trekking, e mountain bike, que consistem em corrida, caminhada e pedalada por áreas que impõem desafios topográficos, e canoagem. A etapa é dividida em três distâncias: 15KM (mini), 35KM (sport) e 50KM (pro).

O diretor municipal de Esportes, José Roberto Maganha Junior exalta que Holambra está de portas abertas para receber e apoiar eventos esportivos de todos os tipos, “ O esporte além de reunir pessoas em busca de alegria, diversão e uma vida mais saudável também é essencial para fomentar o turismo na cidade,” disse. “Temos total apoio do prefeito Dr. Fernando em trazer atividades que movimentam a cidade contribuindo de forma positiva com o comércio local,”completa.

O que é o Haka Race

O termo “haka” remete às danças de guerra dos povos Maori, da Nova Zelândia. A dança tornou-se conhecida mundialmente graças à equipe de rugby neozelandeza, os All Blacks, que apresentam o haka antes de suas mais importantes partidas. O Haka Race recebeu esse nome como uma homenagem aos povos Maori e à Nova Zelândia, país onde surgiu a dança e pátria de origem das corridas de aventura. O Haka expressa coragem e desafio, elementos sempre presentes numa prova.

 

Comentários