Henricão é homenageado na Alesp

Conhecido como um dos fundadores da Escola de Samba Vai-Vai, cantor, compositor, jogador de futebol e ator brasileiro, Henrique Felipe da Costa – o Henricão – recebeu na última segunda-feira, 29, uma homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O ato foi realizado pela Organização Cultural SP Em Retalhos em parceria com a deputada Clélia Gomes (PHS).

A comitiva itapirense – formada pelo secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, pelo diretor de Cultura, Ricardo Pecego, e pelo responsável do Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’, Eric Apolinário – foi recepcionada pelo líder do Governo na Alesp, deputado estadual Barros Munhoz. Ele concedeu entrevista à TV Alesp e falou da alegria em poder ver um personagem de sua terra recebendo uma homenagem como essa. Também relembrou algumas histórias de Henricão, sua vivência na cidade e, principalmente, sua atuação na Festa de Maio.

A cerimônia teve início com a exibição de um documentário produzido pela Organização Cultural SP Em Retalhos que trouxe alguns depoimentos sobre Henricão, cenas de filmes e novelas que ele participou, vídeos de carnavais com sua participação e alguns áudios de participações em programas de rádio e TV. Em seguida, os membros da mesa discursaram sobre o homenageado.

Dentre as participações especiais na solenidade, destacou-se a Velha Guarda da Vai-Vai, cuja boa parte de seus participantes conviveu diretamente com o homenageado. Seu presidente, Paulo Valentim, se emocionou ao lembrar da coroação de Henricão como o primeiro Rei Momo negro da história do Carnaval paulista e de como foi a pressão da elite. “Eu tive a honra de ser um dos jurados naquele concurso e me lembro muito bem que ele era o único negro na disputa e fizeram de tudo para que ele não ganhasse. Tentaram me manipular, mas eu disse que se tivesse alguém melhor que ele ninguém teria que tentar comprar nada”, relatou.

Ao final da cerimônia, o secretário de Cultura e Turismo de Itapira recebeu da deputada Clélia Gomes e de Famelli Júnior, presidente da Organização Cultural SP Em Retalhos, uma placa em homenagem aos 110 anos de Henricão que passará a fazer parte do acervo de Henricão no Museu Histórico e Pedagógico de Itapira. No município, as homenagens ao personagem terão seguimento durante os quatro dias de Carnaval.

Matériam: ASCOM

 

Comentários