Henricão é o homenageado no mês de Carnaval do Bicentenário

No mês de fevereiro, a programação de comemoração dos 200 anos de Itapira homenageia Henrique Felipe da Costa, o Henricão, conhecido principalmente por sua forte atuação na Festa de Maio de Itapira e no Carnaval.

Henrique Felipe da Costa nasceu em Itapira no dia 11 de janeiro de 1908 e desde criança teve influência musical em casa. Seu pai era violeiro de uma Congada e desde pequeno Henricão e seus irmãos o acompanhavam.

Na adolescência, trabalhou com trator na roça de café e feijão das “Indústrias Reunidas Francisco Vieira” até seus 16 anos, quando saiu de Itapira para ser goleiro no “Velo Clube” de Rio Claro e no “Floresta”, em Amparo. Em 1924, recebeu uma proposta para jogar no Corinthians, em São Paulo.

Chegando à capital, em meio aos treinos, começou a frequentar gafieiras e a aprendeu a cantar ouvindo discos.

Sua primeira apresentação no rádio foi em 1927. Entrou em contato com a turma do time de futebol de várzea “Cai-Cai”, no bairro da Bela Vista, onde se uniu ao grupo responsável por animar as partidas.

Sempre vistos como penetras e arruaceiros, foram apelidados de modo jocoso como “a turma do Vae-Vae”. Expulsos do Cai-Cai, o grupo criou o “Bloco dos Esfarrapados” e, paralelamente, o “Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae” (atual Vai-Vai).
Em 1928 Henricão compôs o samba “Quem vive aborrecido distrai no “Bloco Carnavalesco Vai Vai”.

Também de sua autoria foi o samba de 1929 que dizia “O Vai Vai na rua faz tremer a Terra / Quem está ouvindo e não vê / Chega a pensar que é guerra”.

A convite de César Ladeira se apresentou na rádio Record com uma jovem cantora formando a dupla Henrique e Risoleta. Em 1937 participou com Flávio de Carvalho (1899-1973) do Clube dos Artistas Modernos (CAM) e formou dupla com Sarita, com quem gravou dois maracatus: “Noiô, Noiô”, de Paulo e Sebastião Lopes, e “Chora meu Goguê”, de Benigno Gomes e Franz Ferrer, ambos no mesmo disco pela Odeon.
No ano seguinte, em viagem ao Rio de Janeiro, participou de um programa de rádio com Ataulfo Alves (1909-1969) que o apresentou à cantora Carmen Costa, formando a dupla mais famosa de sua carreira. A dupla gravou dezenas de músicas, com destaque para “Só Vendo que Beleza” e “Está Chegando a Hora”, em parceria com Rubens Campos, ambas lançadas em disco em 1942 com acompanhamento da escola de samba Praça 11. Elas se tornaram sucesso do Carnaval de 1943, fazendo com que a dupla recebesse convites para se apresentar em todo o país, em circos, parques de diversão e casas de espetáculo. Resistindo ao tempo, a primeira canção teve regravações de Elza Soares e Elis Regina, além do trio Moreno, Domenico e Kassin, em 2000, e Maria Bethânia e Omara Portuondo, em 2008. A segunda canção foi regravada por Jacob do Bandolim, Emilinha Borba e MC Sapão no disco O Bonde das Marchinhas (2006).
Em 1959, Henricão lançou o 78 rpm “Henricão e suas Pastoras”, com dois sambas: “Vai meu Amor”, de Mário Augusto e Beduíno, e “Resolve na Hora”, parceria com Raul Marques, mas teve pouca repercussão.
Depois disso, Henricão permaneceu 21 anos sem gravar como cantor, período em que se dedicou a diversos ofícios como ator, motorista particular e vendedor de automóveis, enfrentando dificuldades financeiras.
Ao longo de sua carreira, Henricão participou de mais de 20 filmes, desde seu primeiro papel no inacabado “It’s All True”, de Orson Welles, a produções de Mazzaropi e pornochanchadas. Obteve destaque com a interpretação de um líder quilombola em uma versão para o cinema de Sinhá Moça, realizado pela Cia. Vera Cruz. Com o filme, ganhou diversos prêmios como melhor ator.
Já em 1973, esquecido pelo grande público, gravou o programa “MPB Especial” de Fernando Faro acompanhado do conjunto de choro Evandro e seu Regional. Em 1980 lançou seu primeiro LP como cantor, a convite de Júlio Moreno, pela gravadora Eldorado. Com o título “Recomeço”, Henricão retomou sua parceria com Carmen Costa, regravando os maiores sucessos de sua carreira.
Em 16 de janeiro de 1984 Henricão foi eleito o primeiro Rei Momo negro da cidade de São Paulo e no mesmo ano também foi o Rei Momo de Itapira. No dia 11 de junho do mesmo ano faleceu aos 76 anos vítima de um AVC. Como legado, deixou uma obra que se destaca pelos sambas, muitos deles acompanhados por regionais de choro e solos de flauta, como o samba sincopado.

ITAPIRA
Durante toda a sua vida, Henricão tradicionalmente voltava a Itapira para a celebração da “Festa de Maio”, conhecida também como “Festa do 13”, em comemoração à libertação dos escravos e em honra a São Benedito. Muito devoto, Henricão fazia parte da Irmandade de São Benedito e participava dos ritos religiosos sempre vestido com a capa da Irmandade e a medalha do santo.
No carnaval de 1981 a Escola de Samba da Vila Ilze prestou uma homenagem a ele com o samba enredo “O Sonho do Pintor”.
Em 20 de setembro de 1983 ele foi homenageado pela Câmara Municipal de Itapira e em seu discurso disse que talvez aquela fosse a última homenagem que receberia em vida. Muito emocionado, retribuiu o carinho com uma de suas canções. “Eu queria dar mais a Itapira, mas por mais que eu me esforçasse não pude dar à minha gloriosa terra tudo quanto Itapira merece. […] Tinha que homenagear o povo da minha terra cantando, porque não sei fazer outra coisa”, diz entre risos. Ele agradece à homenagem e diz que acredita que aquela possa ser a última de sua carreira. Em seguida, dá início à marchinha “Nasci aqui em Itapira/ terra de gente boa/ em cada coração um amigo/ quem vive aqui/ Deus abençoa./ Não vou embora,/ eu vou ficar/ pra Deus me abençoar”. Henricão faleceu nove meses depois, em 11 de junho de 1984, na cidade do Rio de Janeiro.
Nos anos 90 foi inaugurada em Itapira, no bairro Vila Boa Esperança, a Praça “Henrique Felipe da Costa”, que abriga o Busto da Mãe Preta, tornando-se um marco importante da “Festa de Maio”.

22 a 25 de fevereiro – CARNAVAL

DIA 22 – SÁBADO
Parque Juca Mulato
16h30 – Circuito de Blocos “Zezo Marconi” com participação do Bloco da Lira – Saída do estacionamento do UNIESI na Avenida Rio Branco
17h00 – Bloco Alegria Azul e Branco (Origem da Escola Mocidade Alegre da Boa Esperança) – Saída em frente ao SAAE
18h30 – Homenagem à Henricão
19h00 – Banda SP Mix

Barão Ataliba Nogueira
16h00 – Aulão de Dança na Praça Central

Eleutério
16h00 – Banda Kauzando na Praça Central

DIA 23 – DOMINGO
Parque Juca Mulato
16h00 – Aulão de Dança
18h30 – Aulão de Funcional (Bloco Vitalle)
19h00 – Banda SP Mix

Barão Ataliba Nogueira
16h30 – Aulão de Funcional (Bloco Vitalle) e DJ na Praça Central

Eleutério
19h00 – Aulão de Dança na Praça Central

Ponte Nova
18h00 – Banda Kauzando na Quadra Poliesportiva

DIA 24 – SEGUNDA
Parque Juca Mulato
15h00 – Aulão de Funcional (Bloco Vitalle)
16h00 – Aulão de Dança
19h00 – 4º Concurso de Marchinhas
22h00 – Banda SP Mix

Barão Ataliba Nogueira
18h00 – Banda Kauzando na Praça Central

Eleutério
17h30 – Aulão de Funcional (Bloco Vitalle) e DJ na Praça Central

Ponte Nova
18h00 – Aulão de Dança na Quadra Poliesportiva

DIA 25 – TERÇA
Parque Juca Mulato
15h00 – Banda SP Mix
19h00 – Bloco Alegria Azul e Branco
20h00 – Banda do Nheco

Ponte Nova
17h30 – Aulão de Funcional (Bloco Vitalle) e DJ na Quadra Poliesportiva

 

Comentários