História de Jaguariúna é resgatada em novo livro

Em uma busca pela história da família e de sua identidade, Leontina Baldassin de Godoy e sua filha, Ivana, realizaram uma intensa pesquisa e escreveram “Viver o mundo verde do Jaguari”, livro editado pela Setembro, que conta a história da família Baldassin em paralelo com a história de emancipação e desenvolvimento de Jaguariúna.Capa---Jaguari

O lançamento será realizado na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, às 10h, na Casa da Memória de Jaguariúna, localizada na Rua Alfredo Bueno, 1.206, no Centro da cidade.

Leontina-Baldassin“Resolvi registrar minhas lembranças por vários motivos. Não sou escritora nem poetiza, mas como muitos anoto emoções a qualquer hora do dia ou noite e, assim, registro a historia da família, de pessoas, de pássaros, lembranças que não podem morrer com a gente, pois fazem parte da nossa memória e do nosso município”, conta dona Leontina.

Por meio da pesquisa, da vivência e das próprias experiências, as autoras entenderam ser de extrema importância o relato como forma de reforçar a identidade.

Neste livro, tudo se mistura e se entrelaça: a história pessoal e familiar, a história da cidade de Jaguariúna, a história dos habitantes que contribuíram para sua fundação e construção, a história da Itália e, por consequência, a história da imigração italiana, que foi fundamental e muito marcante na vida cotidiana e, enfim, a história deste país-continente que é o Brasil.

De acordo com Ivana, a busca pelas origens ressalta a base da construção pessoal, além de delinear a representatividade enquanto ser humano. “Sinto-me feliz como sua filha por ajudá-la a consolidar este livro e deixar para as gerações futuras um pouco da trajetória do ser humano que é capaz de transformar o mundo e suas próprias vidas”, afirmou.

LANÇAMENTO
Data: 1/9/2015
Horário: 10h
Local: Casa da Memória de Jaguariúna
Endereço: Rua Alfredo Bueno, 1.206, Centro – Jaguariúna
Para comprar ou reservar o livro a preço de lançamento, acesso o portal da Editora Setembro www.editorasetembro.com.br.

 

Comentários