Holambra celebra 27 anos com desfile cívico e show na Rua da Amizade

Holambra celebrou no último sábado, em 27 de outubro, seus 27 anos de emancipação político-administrativa com festa e ampla participação popular. A comemoração aliou a retomada do Desfile Cívico após mais de uma década e meia desde a última edição e shows de música sertaneja na Rua da Amizade (Rua Coberta).

Logo cedo, às 8h, o prefeito Fernando Fiori de Godoy, o vice-prefeito Fernando Capato e autoridades locais realizaram o hasteamento de bandeiras em frente ao Paço Municipal ao som dos hinos nacional e do município. O ato foi seguido pela primeira parada cívica de estudantes da rede municipal e convidados em 17 anos, com mais de 1,3 mil participantes – além do público espectador. Além dos alunos de creches e escolas públicas o desfile reuniu as fanfarras Amigos de Holambra, Drumblack (Cordeirópolis), Força de Águia (Cosmópolis) e a Banda Marcial de Monte Mor. Cooperativas de flores, departamentos municipais, o Rotary Club, amigos da Cachoeira do Fundão, o Grupo Reviver e integrantes do NAOTT também percorreram os pouco mais de 150 metros entre o Clube Fazenda Ribeirão e a Prefeitura, na Alameda Maurício de Nassau. A festa reuniu público estimado em 3 mil pessoas.

Presente na atividade, o secretário estadual de Turismo, Junior Aprillanti, destacou que Holambra “é uma cidade hospitaleira e muito bem cuidada”, e que “hoje é um dia duplamente importante para a cidade. Primeiro por receber mais um atrativo turístico que serve tanto a população local quanto aos turistas e, segundo, pelo aniversário da cidade”. Aprillanti se referia à Praça Bento Euzébio Tobias, inaugurada naquela mesma manhã em frente ao Paço Municipal.

O secretário destacou ainda que o turismo gera emprego, oportunidade e renda para as famílias. “Nós temos hoje no Estado de São Paulo três milhões de famílias que vivem exclusivamente do setor e Holambra desenvolve muito bem o seu papel, faz a sua parte, proliferando o turismo e investindo em sua cidade”, disse.

O prefeito Fernando Fiori de Godoy acompanhou de perto o desfile. Segundo ele essa é uma ação que desenvolve nas crianças, desde cedo, o civismo e o carinho pela cidade. “O aniversário de emancipação é um momento importante para celebrarmos o amor dos moradores por Holambra. É esse sentimento que o desfile cívico busca promover”, comentou.

Genildo Silva de Farias foi ao desfile acompanhar as filhas que estudam na escola municipal Recanto das Palmeiras. De acordo com ele, “é uma festa para todo mundo. A população inteira vem por conta dos alunos. Temos que ir relembrando a cada ano a história da cidade”. “Eu gostei muito de participar. Fiquei nervosa na hora mas depois passou. Eu treinei muito pra vir aqui, as professoras ensinaram e faz tempo que estou me preparando”, contou uma de suas filhas, Taislaine Magalhães Neto, de 10 anos.

Após o evento, a população celebrou a inauguração da nova praça e pôde se divertir com apresentações gratuitas da Orquestra de Viola Caipira de Holambra e da cantora Cláudia Feltre.

“Agradeço a toda rede municipal e a todos que participaram desfilando e que acreditaram nesse sonho. Juntos o tornamos realidade”, celebrou o diretor municipal de Educação, Alexandre Moreira.

Noite sertaneja na Rua da Amizade

A noite de aniversário foi embalada por grandes sucessos da música sertaneja interpretados pela dupla Bruno e Gustavo, pelo cantor Thiago Lins e por Márcio e Douglas, dupla que participou recentemente da última edição do programa The Voice Brasil, exibido pela Rede Globo para todo o país. O Show de Aniversário levou aproximadamente 2 mil pessoas à Rua da Amizade, com espetáculos musicais das 21h às 2h de domingo.

A diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, lembrou que aniversário é momento de festa e que “os 27 anos de Holambra foram comemorados com muita alegria pelo público”. “Foi uma noite muito animada, com apresentações de grandes artistas”, disse.

A programação foi encerrada no domingo (28) à noite, com apresentação de peça teatral promovida por alunos da Oficina de Teatro realizada gratuitamente pela Prefeitura. O espetáculo “A Trajetória – Homenagem aos 70 anos da imigração holandesa” foi visto por cerca de 150 pessoas no Centro de Cultura e Eventos, ao lado do Moinho.

  

Comentários