Holambra celebra Dia do Rei com esporte e cultura

Holambra amanheceu em festa no último domingo, 29 de abril. É que esse pedacinho da Holanda em terras tropicais comemorou uma das mais importantes datas do país europeu: o Dia do Rei. A versão brasileira da festividade, que contou com atividade esportiva e apresentações artísticas, reuniu mais de mil pessoas na região do Moinho Povos Unidos, o principal cartão postal da cidade.

O pontapé inicial nas comemorações foi dado às 8h da manhã com a Corrida do Rei, que atraiu cerca de 500 atletas amadores e profissionais de diversos pontos de São Paulo e até de outros estados do Brasil.

Acostumado a participar de, em média, 30 corridas por ano, o administrador de empresas e morador de Holambra Paulo Penido tem até uma São Silvestre no currículo e não abre mão de marcar presença na prova de pedestrianismo mais charmosa do interior de São Paulo. “Correr em uma cidade como Holambra, um paraíso, essa paisagem do circuito é algo fora de série”, falou.

O fiscal tributário Marcelo Tadeu veio de Valinhos e aproveitou a oportunidade de aliar o esporte ao turismo. É a quinta vez que ele disputa a Corrida do Rei. “É um percurso bastante agradável, muito bonito de se correr”, elogiou. “Depois tem as festividades, a gente aproveita após a corrida conhecer mais a cidade, o artesanato, a gastronomia… é algo muito legal e gostoso de passar um domingo em família e entre amigos”.

A Orquestra de Viola Caipira de Holambra ficou responsável pela trilha sonora e recebia os atletas que completavam o percurso. Em seguida, foi a vez do grupo de dança folclórica holandesa entrar em cena. A relações públicas Marcela Mruz veio de São Paulo visitar a cidade pela primeira vez e se encantou com o que viu. “Quando a gente chegou aqui a gente se surpreendeu bastante por essa questão do resgate forte da cultura holandesa”, falou.

“Pessoal trazendo elementos bem tradicionais. Eu gostei de conhecer um pouquinho da história da Holanda e um pouquinho dessa imigração, achei bastante interessante. Vale a pena mesmo”, elogiou o namorado dela, Victor Guerra.

A Fanfarra Amigos de Holambra também fez questão de marcar presença e puxou o “Parabéns”.  Já que é dia de festa, o bolo não poderia faltar e ele foi servido gratuitamente acompanhado de um cafezinho. “Para mim e para a minha família é um evento de entretenimento muito legal para a gente fazer durante um final de semana como este”, comentou o gerente de vendas, Humberto Villani.

Imigração Holandesa

A Prefeitura aproveitou a data para anunciar oficialmente a programação para o aniversário de 70 anos da imigração holandesa a região, celebrado em junho.  O município vai realizar uma série de eventos e atividades até outubro, que é o mês de aniversário de emancipação político-administrativa da cidade. Entre eles, o Festival Gastronômico, que será realizado entre os dias 4 de maio e 3 de junho.

“Essa cultura holandesa, essa união entre Brasil e Holanda, faz a diferença para a nossa cidade. É de extrema importância preservar as tradições do povo que construiu Holambra”, disse o Prefeito Fernando Fiori de Godoy. “É um orgulho estar prefeito nesse momento e poder participar de todos os eventos neste ano de 2018.”

 

Comentários