Holambra é homenageada por Escola de Samba da Baixada Santista

Dois mil integrantes, 22 alas, quatro carros alegóricos e o grito de Holambra na ponta da língua. É assim que a escola de samba Mocidade Amazonense, do distrito de Vicente de Carvalho em Guarujá, desfilará pela passarela do samba de Santos na madrugada de domingo, 19 de fevereiro, pelo grupo especial do Carnaval Santista.

O enredo que agremiação levará para a avenida é uma homenagem à Capital Nacional das Flores – de sua colonização por imigrantes holandeses até os dias de hoje, ressaltando a referência do município no setor de floricultura. “Vem com a Amazonense sentir o perfume que espalha no ar. E feliz da vida o povo canta: Sou Mocidade. Eu sou Holambra!”, prega o samba na voz do intérprete Ricardo Jacaré.

“A escola vem bem colorida, mostrando na ala das baianas, por exemplo, a rosa negra, bem linda, que representa a riqueza e a diversidade da cultura das flores de Holambra”, explicou Eder Evangelista, diretor de bateria da Mocidade. O grupo vem ensaiando arduamente desde julho do ano passado, pouco depois da primeira visita de representantes da agremiação a Holambra.

“Recebemos os integrantes da escola em meados de 2016 para uma apresentação do projeto. Auxiliamos os carnavalescos com o trabalho de pesquisa, sugestões e com visitas técnicas a eventos importantes do calendário municipal como a Hortitec e a Expoflora”, explicou o diretor municipal de Cultura e Eventos, Ariel Cahen. “As flores da cidade também estarão presentes no desfile do próximo sábado graças ao fundamental apoio da Cooperativa Veiling Holambra”.

De acordo com o diretor, a Mocidade se mostrou, desde a primeira conversa, muito entusiasmada com a perspectiva de levar a história de Holambra e a beleza das flores à passarela Dráuzio da Cruz, onde desfila o grupo especial do Carnaval de Santos.

“A escola é grande, com mais de 200 ritmistas na bateria e dois mil integrantes. Eles estão animados desde o primeiro dia, muito dedicados e confiantes. Querem ser campeões do Carnaval e com certeza vão chegar lá”, afirmou Ariel. “É um privilégio para Holambra ser parte desse trabalho que, com certeza, encantará o público da Baixada”.

A diretora municipal de Turismo, Alessandra Caratti, ressalta a importância da escolha de Holambra para a divulgação das belezas da cidade. “A região metropolitana de Santos é muito grande, tem mais de 1,7 milhão de habitantes. A projeção do carnaval dará à nossa estância uma visibilidade muito positiva. Isso ajuda a fortalecer o trabalho de divulgação da nossa vocação turística”, explicou.

Confira o Samba Enredo da Amazonense:
(Áudio disponível aqui)

Partindo em busca da felicidade
Na bagagem o direito de sonhar
A lembrança é um resto de saudade
Na esperança, a força pra recomeçar

Assim veio a colonização
Das terras, a exploração
Acreditar foi preciso, errar pra aprender
Trabalhar e se modernizar
Um novo dia eu vi nascer
Laços de amor gratidão eterna
Plantamos nessa terra

Cidade das flores você é tão bela
Se houver uma flor, terá Primavera
Vejo a rosa negra, um Querubim
Linda flor do meu jardim

Um verdadeiro Arco-Íris
A sua beleza em exposição
O lago que inspira os casais
Unindo as vidas pela tradição
Bons ventos que sopram moinhos
E essa energia te faz prosperar

Cidade linda…
Um pedacinho da Holanda pra lembrar
Com o meu Santo Padroeiro… abençoar!!!

Vem com a Amazonense
Sentir o perfume que espalha no ar
E feliz da vida o povo canta
Sou Mocidade. Eu sou Holambra!

 

Comentários