fbpx

Holambra homenageia embaixador da Expoflora em festa típica holandesa

Uma vida inteira dedicada à preservação da cultura e à transmissão das tradições holandesas às novas gerações fez de Petrus Schoenmaker uma figura respeitada e admirada por toda a comunidade holambrense e inúmeros visitantes que reconhecem nele o símbolo maior da Expoflora.

A trajetória de Piet, como é conhecido, foi imortalizada no último domingo, dia 24 de abril, com a entrega oficial de uma estátua esculpida em sua homenagem em frente ao Portal do Moinho, uma das principais vias de acesso a Holambra. Aos 71 anos de idade, o embaixador da maior festa das flores da América Latina participou ao lado da família e de autoridades locais e estaduais da solenidade inaugural realizada durante a tradicional comemoração típica do Dia do Rei.

Com o habitual sorriso largo e bom humor, Piet brincou ao posar para as primeiras fotos ao lado da estátua. “Aguenta firme aí”, disse à réplica de pedra. O prefeito Fernando Fiori de Godoy, idealizador da homenagem, participou da entrega ao lado de vereadores, lideranças locais, do secretário estadual de Turismo, Beto Tricoli, e do deputado estadual Chico Sardelli.

“O Piet é, indiscutivelmente, a síntese da alma do povo holambrense. São 30 anos de atividade voluntárias dedicadas à formação de jovens e adultos e à preservação da cultura do seu povo”, disse. “Esse é o momento de agradecê-lo por seu incomparável legado”.

Com pouco mais de dois metros de altura, a estátua dará a partir de agora as boas-vindas aos milhares de turistas que visitam Holambra todos os anos. A escultura é parte da primeira etapa das obras de remodelação da Alameda Maurício de Nassau, concluída no início do ano, que contemplou ainda o recapeamento asfáltico da via, a criação de passagens elevadas e ciclovia, a revitalização dos jardins e a colocação de luminárias e novos mobiliários urbanos.

 

  

Comentários