Holambra pode ter Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil

Câmara de Vereadores vota na próxima segunda-feira, 11 de março, Projeto de Lei de autoria da Prefeitura que cria o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil de Holambra, o PLANCON. O objetivo da proposta é estabelecer e padronizar os procedimentos a serem adotados em situações de emergência e de eventuais desastres na cidade.

De acordo com o texto, os órgãos e instituições integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil, composto pelas Polícias Municipal, Civil e Militar, Poder Executivo, representantes de empresas e da sociedade civil, serão responsáveis por ações para a criação e manutenção das condições necessárias ao desempenho de atividades relacionadas ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos de possíveis incidentes.

“Se aprovado, o PLANCON vai fortalecer o poder público do município no que diz respeito à prevenção, redução e preparação relacionados ao risco de desastres, resposta aos desastres, recuperação e reconstrução, quando eles ocorrerem”, explicou o diretor de Segurança e Trânsito, Carlos Guandalim, responsável também pela Defesa Civil de Holambra.

Ainda de acordo com a proposta que será votada pelos vereadores, a eficiência e a efetividade do PLANCON devem ser monitoradas pela administração pública em conjunto com órgãos e instituições integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil, a sociedade civil e o Poder Legislativo. O Projeto de Lei entrou para leitura na Câmara no dia 11 de fevereiro.

  

Comentários