Holambra realiza neste domingo monitoramento de situação vacinal de crianças contra a Poliomielite e o Sarampo
Agentes comunitários de saúde e equipes de enfermagem de Holambra visitarão neste domingo, dia 18 de agosto, casas da cidade para verificar a situação vacinal de crianças menores de 5 anos contra a Poliomielite e o Sarampo. A ação é uma determinação do Ministério da Saúde e tem a finalidade de monitorar as ações de imunização do município e identificar possíveis fragilidades no processo.
De acordo com a enfermeira Érica Roberta Escotom de Souza, coordenadora da Atenção Primária em Saúde, as equipes estarão uniformizadas e identificadas com crachás e farão a avaliação da caderneta de vacinação das crianças. “Temos 893 holambrenses dessa faixa de idade na cidade. O trabalho será feito por amostragem”, disse. “Os pequenos que não estiverem com as vacinas em dia poderão receber a dose na própria residência”.
“Essa iniciativa, chamada de Monitoramento das Estratégias de Vacinação, permite avaliar o progresso das atividades realizadas e identificar locais com fragilidade de cobertura das ações de imunização”, explicou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “Não podemos permitir que doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação atinjam nossos pequenos. Por isso, é de fundamental importância que a população abra as portas e receba os agentes”.