Holambra recebe menção honrosa em iniciativa de educação ambiental

Holambra recebeu na última quinta-feira, dia 30 de novembro, menção honrosa do Consórcio das Bacias PCJ pelas atividades praticadas na cidade em apoio ao projeto Gota d’Água, que incentiva ações voltadas à educação ambiental. O município participou da iniciativa com o trabalho intitulado “Hortas e Jardins”, desenvolvido de março a novembro em escolas e creches municipais das zonas urbana e rural.

A ação envolveu, ao todo, mais de 1.800 alunos da rede em aulas teóricas e vivências práticas de valorização do campo e do meio ambiente – desde o reconhecimento de espaços dentro das unidades escolares até a criação de hortas com envolvimento direto no plantio de sementes, cuidado com as mudas, colheita e degustação dos alimentos.

Atividades lúdicas com contação de histórias e projetos complementares como confecção de cartazes e apresentações em sala de aula também fizeram parte da proposta executada pelos estudantes e educadores.
“A menção honrosa é um importante reconhecimento do trabalho feito por todos os professores e profissionais de ensino da rede”, comenta o prefeito Fernando Fiori de Godoy. “É o engajamento e a dedicação diária deles que tornam possíveis os bons resultados que estamos alcançando”.

O projeto Gota d’Água envolveu 40 cidades da região – 20 delas inscritas para a premiação. As cinco mais bem avaliadas foram premiadas com o troféu “Sua gota faz a diferença” e cinco – incluindo Holambra – receberam certificados de menção honrosa. Os municípios concorrentes encaminharam vídeos de até dois minutos para “defender” suas ações junto à comissão julgadora do consórcio. Os destaques do ano foram submetidos por Artur Nogueira, Campinas, Limeira e Nova Odessa. As menções, além da cidade das flores, ficaram com Cosmópolis, Louveira, Vinhedo e Sanasa/Campinas.

“É a primeira vez que participamos desse projeto e estamos muito felizes de estar entre as cidades bem avaliadas. É um incentivo grande para que as boas ações tenham continuidade e sejam permanentemente melhoradas”, comentou o diretor municipal de Educação, Amarildo Boer.

O vídeo enviado por Holambra – disponível clicando aqui – será exibido junto com as outras nove produções mais pontuadas no 8º Fórum Mundial da Água, a ser realizado em 2018 em Brasília.
Sobre o Projeto Gota d’Água

O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’Água: #PreserveCadaGota” a partir de 2014. A iniciativa pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Em 2016, mais de 232 mil pessoas foram atendidas pelo projeto.

O residente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, destacou o trabalho relevante do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, pontuando sobre o trabalho junto às crianças na busca pela sustentabilidade hídrica. “O futuro da disponibilidade da água passa pela conscientização de que esse precioso líquido é vital e finito”, comentou.

Matéria: ASCOM

 

Comentários