Holambra recebe nova etapa da Campanha de Doação de Sangue no dia 3

A Prefeitura realiza na próxima sexta-feira, dia 3 de maio, a segunda etapa do ano da Campanha de Doação de Sangue promovida em parceria com o Hemocentro de Campinas. A ação solidária acontece das 8h ao meio dia nas dependências do Salão da Terceira Idade.

Para doar é necessário apresentar um documento com foto, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Homens que já fizeram uma doação nos últimos 60 dias não poderão doar novamente. As mulheres deverão aguardar 90 dias entre uma doação e outra. Vale lembrar ainda que quem tomou recentemente a vacina contra a Febre Amarela também deve ficar alerta. O tempo de espera para poder doar é de quatro semanas.

De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, no ano passado, 200 coletas foram realizadas nas quatro etapas da campanha. ” Todo o sangue coletado ao longo da campanha será distribuído gratuitamente a hospitais públicos e filantrópicos da região, é um gesto rápido e muito nobre capaz de ajudar pelo menos três pacientes,” destaca.

Valmir exalta ainda que o número de novos adeptos a ação solidário vem crescendo e que ainda, muitos holambrenses participam sempre das campanhas. “É muito simples, são apenas 10 minutos, convidamos toda à população a participar e ainda quem mais precisa,” completou.

Requisitos básicos

– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 60 anos de idade.
– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Impeditivos

– Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas.

– Gravidez.

– Espera mínima de 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

– Tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

– Vacina contra gripe: espera mínima de 48 horas.

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

– Uso de drogas ilícitas injetáveis.

 

Comentários