Holambra sedia versão brasileira da maior festa popular da Holanda

O Dia do Rei, maior festividade popular da Holanda, será celebrado no dia 30 de abril, em Holambra, de um jeito bem brasileiro: com festa e diversão para todas as idades. Tradição do calendário de eventos cidade mais holandesa do Brasil e, pela primeira vez, parte do calendário oficial de eventos turísticos do Estado de São Paulo, a festividade promete reunir centenas de pessoas nas proximidades do Moinho Povos Unidos, o maior da América Latina, para resgatar algumas das principais heranças culturais trazidas pelos imigrantes à única estância turística da região.

O objetivo da comemoração, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, é fortalecer a atividade turística e preservar raízes e costumes de uma parcela significativa dos moradores.

“A vocação turística, o diferencial arquitetônico e a cultura agrícola de Holambra devem muito à influência da imigração. É importante que não deixemos de valorizar a história dos imigrantes que é também parte da história da nossa cidade”, comentou o prefeito.

Para garantir o caráter tradicional da celebração, serão realizadas apresentações da Orquestra de Viola Caipira, do grupo de gaiteiros, de danças folclóricas holandesas e da Fanfarra Amigos de Holambra que, em 2015, levou o samba e o ritmo brasileiro ao Dia do Rei da Holanda. A festa contará ainda com a oferta do típico “café com bolo” ao público presente.

Assim como nos últimos anos, a programação festiva terá início às 9h, logo após a Corrida do Rei – prova de pedestrianismo que terá início às 8h, com percursos de 5km e 10km pelos principais cartões postais da cidade.

“O Dia do Rei é uma das festividades típicas mais bonitas e agradáveis do nosso calendário de eventos. É um momento de confraternização entre visitantes e moradores, brasileiros e holandeses”, afirmou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Caratti.

Durante todo o evento, o Moinho Povos Unidos permanecerá aberto para visitação gratuita. As inscrições para a Corrida do Rei seguem abertas pelo site.

Edição passada do festejo do Dia do Rei

 

Comentários