Holambra: sessão teve aprovação de projetos e opiniões sobre processo de impeachment

A recente aprovação na Câmara dos Deputados da abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff gerou comentários em tribuna durante a nona sessão da Câmara de Holambra, realizada no último dia 18 de abril. Jacinta Heijden(PSDB) comemorou o resultado da votação e destacou a necessidade de coibir a corrupção: ”Todos aqueles que praticaram atos ilícitos deverão ser julgados e condenados. Vamos aguardar o devido processo legal e que a nossa justiça aja com mais rigor e imprima mais velocidade em suas ações”.

Contrário ao impeachment, Mauro Sérgio (Serjão-SD) classificou como “vergonha política” o comportamento dos membros da Câmara Federal durante o processo de votação.

Apesar de favorável ao impeachment, o presidente da Câmara, Pedro Weel(PTB), concordou com Serjão sobre a conduta dos deputados federais na sessão do último domingo, principalmente com relação às justificativas de voto “sem sentido”. “Sou a favor do impeachment de todos os corruptos, não apenas dela (Dilma Rousseff). Tem muitos que têm de sair também, começando pelo presidente da Câmara Federal (Eduardo Cunha) e pelo vice-presidente (Michel Temer)”, apontou Weel.

Denominação de ruas

Dois projetos passaram por votação única e foram aprovados durante a sessão. O PL 006/2016, de autoria de Jacinta Heijden, determinou a denominação das vias do loteamento Residencial Portal do Sol. O PL 008/2016, de autoria do Executivo, convalidou a denominação da rua Campo das Palmas. Apesar de ser popularmente conhecida pelo nome, não havia lei denominando oficialmente a via.

Já o PLC 004/2016, que aumenta em 25 o número de agentes escolares e altera nomenclatura do cargo de diretor de meio ambiente para “diretor de agricultura e meio ambiente”, foi aprovado em primeira votação. Por se tratar de projeto de lei complementar será apreciado novamente pelos vereadores em segunda votação.

De autoria do vereador Aparecido Lopes(Cido Urso-PTB), o PL 009/2016 passou por leitura e será analisado pelas comissões permanentes da Câmara. A propositura determina que as agências bancárias do município substituam as atuais portas com detectores de metais por máquinas de escaneamento corporal. De acordo com o vereador, o novo equipamento seria uma alternativa para manter a segurança nas agências e ao mesmo tempo evitar que clientes passem por situações constrangedoras na entrada dos estabelecimentos. O novo equipamento não emite qualquer tipo de radiação e também detecta objetos não metálicos potencialmente perigosos, como explosivos plásticos e armas em material cerâmico.

Dia do Rei

Jacinta Heijden convidou a população e visitantes a participarem do Dia do Rei, festividade tradicional na Holanda, que acontecerá no próximo dia 24, domingo, junto ao moinho Povos Unidos. A vereadora traçou um paralelo interessante entre o momento político brasileiro e holandês: “Por sermos estância turística colonizada por holandeses, estendemos para a cidade de Holambra a comemoração ao dia do Rei/Rainha em referência ao sistema de governo praticado na Holanda, que é a Monarquia. Diferentemente do que está acontecendo no Brasil com o seu sistema Presidencialista, em que demos inicio ao processo de impeachment contra a atual presidente, os holandeses têm um respeito e admiração muito grande por suas Rainhas e atualmente pelo seu Rei William”, afirmou a vereadora.

A próxima sessão ordinária da Câmara está marcada para o dia 2 de maio, a partir das 19 horas, na sede do Legislativo. Já a Câmara Jovem tem sessão prevista para o dia 25 abril, a partir das 14:30h, no mesmo local.

 Opiniao

 

Comentários