Holambra zera mortalidade infantil em 2015

Entre as 20 cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC), Holambra foi a única a zerar, em 2015, a taxa de mortalidade infantil. Ao longo do ano, nenhuma morte de bebês com idade inferior a um ano foi registrada. A informação é baseada em dados divulgados pela Fundação Seade. De acordo com o levantamento, 14 municípios da RMC reduziram a mortalidade infantil em comparação com 2014. Nas outras seis cidades a taxa aumentou.

Se de um lado Holambra se destaca por ser zerado o índice, de outro Pedreira preocupa. Em apenas um ano a taxa de mortalidade quintuplicou – foi de duas para 11,8 mortes a cada mil crianças nascidas vivas. A última vez que a taxa havia sido zerada na região foi em 2009, em Jaguariúna. Em 2015, o índice da cidade superou 10 mortes para cada mil.

Para a Prefeitura de Holambra, a conquista da expressiva redução – de 10,5 em 2014 para zero no ano seguinte – pode ser atribuída a diversas ações desenvolvidas pelo departamento municipal de Saúde. “Holambra oferece, desde 2013, consultas agendadas com ginecologista e obstetra em todas as unidades de saúde de Holambra, além de realizar todos os exames do protocolo da gestante, do Ministério da Saúde, ao menos duas vezes durante o período de gestação”, destacou o departamento por meio de nota.

Para o diretor da pasta, Valmir Iglecias, a orientação permanente dos profissionais da saúde pela adesão das gestantes ao pré-natal, a qualidade do atendimento nas maternidades de referência e o incentivo ao acompanhamento médico imediato, com busca ativa das mães de recém-nascidos quando não há procura, por parte delas, das unidades de saúde, são iniciativas que também fizeram a diferença.

“Realizamos, a partir de orientação do prefeito, um trabalho forte nesse sentido. Oferecemos uma estrutura de atendimento e de acompanhamento clínico bastante ativa e de qualidade. Orientamos, fazemos visitas domiciliares, levamos atendimento com ginecologistas e pediatras a todos os postos de saúde. Tudo isso soma no sentido de alcançarmos esse importante resultado”, destacou.

Matéria: Prefeitura de Holambra

 

Comentários