Holambrenses concluem curso gratuito de Monitoria Turística

Dezesseis holambrenses participaram ontem, em 31 de janeiro, de uma atividade diferente de conclusão do curso de Monitoria Turística oferecido gratuitamente pela Prefeitura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Nesta última aula os alunos realizaram três visitas técnicas para acompanhar e orientar o passeio de cerca de 10 visitantes convidados. O primeiro destino foi o restaurante “O Caipira Holandês”, onde os formandos organizaram um café da manhã e uma visita à propriedade.

Gabrielly Alves de Barros, de 16 anos, participou da capacitação. Ela conta sonha cada vez mais em cursar a faculdade de Turismo. “Esse curso contribuiu muito para o nosso desenvolvimento. Aprendemos de forma dinâmica a fazer monitorias, conversar com os grupos e a solucionar rapidamente possíveis imprevistos que podem acontecer durante as visitações”, disse.

A atividade continuou com um passeio em uma estufa de gérberas localizada no bairro Borda da Mata e, depois, seguiu até o Sítio Camanducaia – propriedade que está desenvolvendo novos projetos para fomentar o Turismo Rural em Holambra.

“A intenção do passeio foi simplesmente treinar esse aspecto de monitoria, o contato direto com o visitante. E conseguimos fazer isso da melhor forma. Trabalhamos com clareza tudo o que foi aprendido durante as aulas”, explicou o turismólogo e professor Eduardo Bettin.

O treinamento de Monitoria Turística, segundo a titular da pasta de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, é um complemento a outro curso ofertado no ano passado, também em parceria com o SENAR, com nove meses de duração. Nele, o objetivo era ampliar o conhecimento e incentivar o empreendedorismo dentro das propriedades rurais do município.

“Naquele momento os participantes foram instruídos a identificar e explorar negócios potencialmente lucrativos. Agora, nessa capacitação de quatro dias, realizamos um treinamento com o objetivo de ensinar os proprietários e guias a monitorar as visitas dos turistas”, conta. “A capacitação é essencial para o fortalecimento da atividade turística rural no município. Por isso unimos as pessoas ligadas ao setor para aprender a explorar as propriedades e criar roteiros atrativos para quem visita nossa cidade”.

Novos cursos em parceria com o SENAR
Três novos cursos serão desenvolvimento em Holambra por meio de parceria entre a Prefeitura e o SENAR. As disciplinas confirmadas são “Feira do Produtor Rural”, “Turismo Pedagógico” e “Curso de Cabaça”. A abertura das inscrições será anunciada nas próximas semanas.

Matéria: ASCOM

 

Comentários