Horário de Verão começa neste domingo

A meia noite do próximo domingo, dia 16 de outubro, os brasileiros das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo) deverão adiantar os relógios em uma hora. Ou seja, na virada do sábado para o domingo.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o sistema elétrico terá um ganho de R$ 147,5 milhões e o novo horário vai durar até o fim do dia 19 de fevereiro de 2017. O que representa cerca de 4,5% da demanda de ponta das três regiões. A medida é adotada no Brasil desde 1931 e visa proporcionar uma economia de energia no país pelo maior aproveitamento da luminosidade natural no horário de pico (das 18h às 21 horas).

De acordo com informações do Portal Brasil, no ano passado, a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, já que não foi preciso adicionar mais energia das usinas termelétricas para garantir o abastecimento do País nos horários de pico.

Matéria: Amanda Sisti

horario

 

Comentários