ICA reconhecida entre as 100 melhores ONGs do Brasil
ICA reconhecida entre as 100 melhores ONGs do Brasil
Instituto Doar reconheceu as 100 Melhores ONG´s do Brasil do ano de 2019 em noite de premiação.
O Instituto Doar, a agência O Mundo Que Queremos e a Rede Filantropia premiaram na noite do dia 18 de novembro as 100 melhores ONGs do Brasil. Em sua terceira edição, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, este prêmio, também conhecido como o Oscar do 3º setor, reconhece as Organizações Não Governamentais que mais se destacam pela transparência e gestão em suas atuações.
Este ano, o prêmio avaliou 757 organizações em 47 critérios, como estrutura administrativa e financeira, a presença de conselhos de gestão, captação de recursos e transparência. Além do prêmio principal, foram concedidos destaques em diversas categorias, como o de melhor prática, onde o ICA foi finalista.
“Ambos os reconhecimentos, o de melhor Ong e o de finalista da melhor prática em uma mesma noite, nos faz perceber que o caminho trilhado nesses 22 anos de história do ICA, é a nossa maior conquista. Os aprendizados, as transformações, o crescimento e as vitórias são frutos de muita dedicação, compromisso, transparência e acima de tudo crença no potencial humano. Um sonho compartilhado e construído com muitas pessoas e que hoje se consolida através destas premiações.” – ressalta, com muita alegria, Tarcísia Mazon, fundadora e atual conselheira administrativa do ICA.
O Prêmio Melhores Ong´s foi criado para ajudar doadores, patrocinadores e voluntários a conhecer melhor as organizações que trabalham pelo benefício da sociedade. Ao todo, 300 mil ONGs atuam no Brasil.
“Que esta premiação, assim como toda a história do ICA, torne ainda mais perene as parcerias já existentes e nos aproxime de novos parceiros, ampliando essa rede do bem cada vez mais”. – conclui Tarcísia.
Um pouco da história do ICA
O ICA é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1997, que tem no circo sua principal ferramenta de atuação. A partir do circo diversas possibilidades surgem no desenvolvimento humano de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município de Mogi Mirim.
Atualmente disponibiliza 650 vagas para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 24 anos, atuando também junto à população mogimiriana por meio de seus projetos complementares. De forma descentralizada, promove o atendimento em sua sede e unidades periféricas parceiras, tais como Centros de Assistência Social e Escolas Municipais.
Com a recente doação de uma área na zona leste recebida pela Prefeitura local, para os próximos anos passará a ter 2 unidades próprias, potencializando desse modo suas estratégias de desenvolvimento integral com crianças, adolescentes e jovens bem como ampliando sua atuação no fortalecimento territorial.
A história do ICA foi premiada e reconhecida em diversos momentos:
- 2000 – Finalista do Prêmio Criança 2000 – Fundação Abrinq
- 2005 – Semifinalista Regional Prêmio Itaú-Unicef
- 2007 – Finalista Nacional do Prêmio Itaú-Unicef
- 2010 – Apoio Criança Esperança
- 2011 – 1º Lugar Categoria Grande Porte Nacional – Prêmio Itaú-Unicef
- 2015 – ICA selecionado como OSC formadora de educadores de circo social da região sudeste pela Rede Circo do Mundo Brasil, vinculado ao Cirque du Soleil.
- 2017 – Projeto Garatujas Vencedor Regional – Prêmio Itaú-Unicef
- 2018 – Premiado entre as 200 melhores ONG’s do Brasil pelo Instituto Doar/Revista Época
- 2019 – Premiado entre as 100 melhores ONG`s do Brasil pelo Instituto Doar/Revista Época
Em 2019 nossa gratidão as empresas: Balestro | Baumer | Cortag | EATON | Foroni | MAHLE | SOGEFI Group | Peptan Rousselot | STAUFEN taktica | TENNECO DR1V | Secretaria especial da Cultura e Ministério da Cidadania que apoiaram a realização do Plano Anual ICA I.
Produção Cultural
Uma das frentes promovidas pelo ICA é a produção cultural, como resultado do processo arte-educacional. Na ultima semana de novembro, a Trupe Sofia, grupo artístico de especialização, realizou a temporada 2019 do espetáculo IKIGAI, atraindo publico de 1.900 pessoas em 5 sessões inteiramente gratuitas. Essa ação foi possível através do apoio
A Trupe Sofia conta com o patrocínio das empresas ArtLimp Brasil, Jangada Restaurante, Labnews, Sogefip Group, Grupo Santa Cruz, Tenneco e da Secretaria Estadual de Cultural através Lei 12.268/2006, que instituiu o ProAC.