II Workshop do curso de Direito da UniFAJ

Matéria: Kely Bezerra

Fotos: Gabriela Kowarick

O II Workshop do Processo Civil do Poder Judiciário do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), foi realizado no último dia 26. A iniciativa da faculdade foi apresentar para a sociedade que o Poder Judiciário é subdividido em órgãos, que atuam em áreas específicas.

Dividido em sessões, o evento contou com a Vara da Infância e Juventude, Vara Cível, Vara da Família, Vara da Fazenda Pública e Juizado Especial Cível (JEC) e também houve atividades práticas, como sessões do Tribunal de Justiça (TJ), Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os presentes puderam assistir a sessões de conciliação elaboradas e executadas pelos estudantes.

Alunos do quarto e sexto semestres ficaram responsáveis por um tema e assim orientavam todos os visitantes. Gean Alves Fernandes, aluno do quarto semestre do curso de Direito da UniFAJ, explicou que o JEC, “antes era conhecido como Juizado de Pequenas Causas e recebe ações de menor complexidade”. Citou como exemplos, direito do consumidor, de vizinhança, acidente de trânsito, reparação de danos materiais e morais, ações de despejos, execuções de títulos de crédito, entre outros.

Luciana Novais Lopes, professora da disciplina de Direito Processual Civil do curso de Direito da UniFAJ e responsável pelo o workshop, afirma que “a ideia é aproximar os alunos do cotidiano forense, bem como apresentar aos demais alunos dos diversos cursos da instituição e a população local, a estrutura dos diversos órgãos de um tribunal. Além disso, os alunos instruirão os presentes sobre as demandas possíveis nessas diversas estruturas”.

Para Elizete Moura de Oliveira, professora e assessora da coordenação do curso de Direito da UniFAJ, “o workshop contribui imensamente para a população. Aqui estamos apresentando o Poder Judiciário e as suas repartições, instâncias, juizados especiais, recursos e audiências. A sociedade tem que saber os seus direitos”.

Fabrizio Rosa, coordenador do curso de Direito da UniFAJ, declara que “essa segunda edição do Workshop de Processo Civil do Poder Judiciário é um evento promovido pela professora de Processo Civil. É um projeto que envolve os alunos do quarto e sexto semestres para proporcionar à comunidade a vivência prática, isto é, mostrar como funciona o sistema do Poder Judiciário, ou seja, em primeira instância e em juizados especiais, centros de solução de conflito, nos Tribunais de Justiça e nos Superiores Tribunais de Justiça e Supremo Tribunal Federal. Isso faz que a sociedade tenha essa vivência e possa pedir aos nossos alunos para esclarecerem as suas dúvidas porque o nosso DNA aqui na faculdade é o seu futuro na prática. Os estandes aqui montados são setorizados: você tem um problema de direito do consumidor, pensão alimentícia, etc. É o que pode acontecer no dia a dia que faz a comunidade local vir até a esse evento. O workshop esclarece as dúvidas: é um evento enriquecedor para os nossos alunos. Dessa forma, a formação dos nossos alunos é mais completa, porque, afinal de contas, eles saem do espaço da sala de aula, do livro, da teoria e aqui vivenciam a prática”.

Luciana Novais Lopes, professora da disciplina de Direito Processual Civil do curso de Direito da UniFAJ

Elizete Moura de Oliveira, professora e assessora da coordenação do curso de Direito da UniFAJ

Fabrizio Rosa, coordenador do curso de Direito da UniFAJ

Professora Elizete Moura de Oliveira e os  alunos do 4º semestre do curso de Direito da UniFAJ

Dia do Contador

Paralelo a esse evento, a UniFAJ promoveu uma atividade acadêmica do curso de Ciências Contábeis com uma palestra para comemorar o Dia do Contador. Com o tema “O Contador na Era Digital”, o anfiteatro do campus recebeu como palestrantes Renan Lazari e Tamires Coelho, que contaram sua experiência na profissão.

 

 

Comentários