Inauguração de Unidade de Saúde do Suécia ocorre na sexta, 28

Acontece nesta sexta-feira, dia 28 de julho, a partir das 19h00, a inauguração da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Suécia. O posto, que já entrou em funcionamento há cerca de um mês, custou R$ 739.279,43, sendo R$ 512 mil do Governo Federal e o restante de contrapartida da Prefeitura.

Esta é a terceira unidade do porte 2 construída pelo Município com recursos federais e também do orçamento municipal. As outras duas USFs já inauguradas são dos bairros Chácaras Alvorada e Santa Cecília. A abertura do 24º posto de saúde – a 16ª USF – demonstra a priorização da atenção básica do Município. Hoje, quase 33% do orçamento da Prefeitura de Mogi Guaçu é revertido para a saúde.

“A atenção básica nasceu em nossa cidade com o primeiro posto inaugurado no final da década de 70, ou seja, 10 anos antes do surgimento do SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil. De lá para cá a cidade cresceu e os investimentos na saúde não cessaram. Temos hoje uma atenção básica bem estrutura, bem distribuída e um material humano que consegue atender toda a população”, enfatizou o prefeito Walter Caveanha.

A USF do Suécia atenderá a população que reside nos bairros Suécia e Suécia II, Jardim Esplanada e Jardim Califórnia, projetando uma população de aproximadamente 10 mil habitantes. A equipe conta com médico generalista, ginecologista, pediatra, enfermeira coordenadora, três técnicos em enfermagem, dois agentes comunitários de saúde, recepcionista e auxiliar de serviços.

Para ser colocada em funcionamento, a unidade recebeu serviços no entorno pela SOV (Secretaria de Obras e Viação). O imóvel foi construído à margem de uma via ainda não asfaltada, que serve como segunda pista da Avenida Emília Marchi Martini. Em frente da USF, a Secretaria de Obras asfaltou uma faixa para pedestres, principalmente para as mães que transportam os filhos em carrinhos. A unidade também ganhou um ponto de luz.

Matéria: ASCOM

 

Comentários