fbpx

Iniciada implantação de centro de pesquisas de hortaliças em Holambra

O prefeito Fernando Fiori de Godoy e o presidente da Câmara, Pedro Weel, estiveram na última sexta-feira, dia 20 de maio, na área que receberá o centro de pesquisas e escritório central da Enza Zaden do Brasil, empresa de origem holandesa líder em tecnologia na área de sementes de hortaliças. Presente no município desde 2010, a Enza adquiriu uma área de 17 hectares no bairro Palmeirinha. Algumas atividades já são desenvolvidas no local, que deverá operar plenamente até meados de 2017.

O prefeito e o vereador conversaram com o diretor Jaap Mazereeuw, que veio da matriz holandesa para acompanhar o andamento dos trabalhos. Jaap declarou estar “muito feliz” pela escolha de Holambra para sediar a filial brasileira. Além das facilidades que a RMC proporciona, como a existência de um aeroporto de grande porte e eficiente malha viária, outros dois pontos teriam colaborado para a escolha: a realização da Hortitec e a afinidade com as raízes holandesas do município.

Para ficar

Com relação à crise financeira nacional, o holandês mostrou-se confiante. Afirmou que a empresa tem boa saúde financeira e não pensa a curto prazo: “Pensamos em gerações, até porque na área de tecnologia genética funciona assim. Viemos para nos estabelecer”, enfatizou Jaap.

Para Fernando Fiori de Godoy, o momento é difícil mas a crise vai terminar. O prefeito disse estar satisfeito com a implantação do centro em um momento em que as empresas ficam inseguras em investir. Destacou ainda os benefícios que a empresa poderá trazer nas áreas de emprego e renda.

Pedro Weel lembrou que o setor de flores também já passou por crises mas “sempre foi possível seguir em frente”. O presidente da Câmara disse ainda que um convênio entre o poder público e a Enza visando a colaboração em obras de saneamento e pavimentação encontra-se em fase de estudos.

Variações

Segundo o gerente de produção da unidade de Holambra, Livanilton Tavares, inicialmente serão realizadas pesquisas com tomate e pimentão. Posteriormente, o melhoramento genético de todos os produtos do catálogo da empresa serão desenvolvidos visando atender demandas próprias do Brasil. Além de qualidade,  as pesquisas buscam desenvolver sementes que produzam hortaliças com sabor e  formato adequados, apropriadas para as condições climáticas e capazes de resistir ao transporte mesmo em estradas mal conservadas. O trabalho para desenvolver algumas variações pode chegar a uma década.

História

A Enza Zaden foi fundada em 1938 por Jacob Mazereeuw e a partir de 1959 concentrou seus esforços no trabalho de melhoramento genético. A empresa tem como foco o melhoramento, produção e venda de sementes de hortaliças de alta qualidade. Entre os principais produtos estão tomate, pepino, pimentão, alface, cebola e melões especiais. Conta com filiais na Espanha, França, Reino Unido, Itália, Bulgária e Estados Unidos, além de equipes comerciais na Bélgica, Holanda, Luxemburgo, México, Oriente Médio, leste e sul da Europa, Austrália e África. A unidade de Holambra deverá gerir as operações voltadas ao Brasil e aos demais países da América do Sul.

  

Comentários