Iniciados os serviços de concretagem da laje estrutural da nova ponte da Avenida Brasil

O Regional.net

O Regional.net

Nesta quinta-feira, 3 de novembro, a empresa Trilha Engenharia iniciou os serviços de concretagem da laje estrutural da nova ponte da Avenida Brasil. Dentro desta etapa, o projeto incluiu a execução de aproximadamente 100 metros cúbicos de concreto em 50% da obra de construção do monumento. O trabalho tem acompanhamento da Secretaria de Obras e Mobilidade (SOM). 

O secretário de Obras e Mobilidade, José Antonio Ortiz Bueno, explicou que a concretagem das fundações e elementos estruturais de uma ponte, como pilares, vigas e lajes, é a etapa final e, muitas vezes, mais longa de um conjunto de fases que envolvem as obras de uma edificação. “A laje estrutural é um tabuleiro, elemento este de superestrutura que será construído de concreto, sendo ele o responsável pelo suporte de sustentação para facilitar a travessia e tráfego de veículos sobre a nova ponte”, disse.   

De acordo com ele, o serviço segue dentro do cronograma estabelecido pela Administração Municipal. A obra da nova ponte da Avenida Brasil está sendo construída com pilares de sustentação e 28 vigas longarinas já foram colocadas dentro do Rio Mogi Guaçu, sendo 14 delas em cada lado da margem do rio. “Também se encontra concluída a concretagem das transversinas que são os elementos estruturais que compõem a superestrutura da ponte e que têm a função de elevar a rigidez transversal dela”, falou. 

  

Trabalhadores 

A Trilha Engenharia também e a empresa responsável pela construção da nova ponte da Avenida dos Trabalhadores. Nesta obra, a fase dos serviços segue avançando com a montagem da estrutura do balanço sucessivo do monumento. “O sistema estrutural utilizado na montagem da nova ponte da Avenida dos Trabalhadores será de armadura ativa (protensão) e passiva (concreto armado)”, mencionou. 

A construção da ponte da Avenida dos Trabalhadores difere da Avenida Brasil, porque está sendo feita pelo método balanço sucessivo, enquanto da Brasil feita com pilares de sustentação dentro do Rio Mogi Guaçu.  A nova ponte da Avenida dos Trabalhadores contribuirá com o tráfego de veículos no sentido bairro/centro, enquanto a antiga ficará no sentido centro/bairro.  

Para isso, a pista da nova ponte será ligada à Avenida dos Trabalhadores. Depois da conclusão da obra, o projeto prevê sinalização semafórica no cruzamento da Avenida dos Trabalhadores com as Ruas São José e Rua dos Operários.  

O Regional.net O Regional.net O Regional.net

 

Comentários