Iniciativa do Espaço de Vida, projeto acolhe estudantes

Ação visa colher estudantes universitários de outras cidades e os instruem para viver melhor em Jaguariúna

Matéria: Paula Partyka

O Projeto “Família da Semana” é uma iniciativa do Espaço de Vida, a Igreja Presbiteriana de Jaguariúna. Ele visa acolher os estudantes universitários que venham de outras cidades e que não tem lugar pré-definido para ficar.

Algumas famílias do Espaço de Vida se propuseram a receber um estudante universitário por pelo menos uma semana. De acordo com Carlos Roberto Miranda, que faz parte desse grupo, nesse período o estudante não tem qualquer custo de alimentação ou estadia. “Com calma, ele pode dar os passos necessários para alugar uma casa, apartamento ou ainda compor uma república de estudantes”, explica.

Qualquer estudante universitário que ainda não tenha lugar definido para morar pode participar. Quem participa desse projeto não tem obrigação nenhuma com a família, no sentido de ressarcimento financeiro, ou com a Igreja Espaço de Vida.

Esse projeto acontece com diferentes nomenclaturas, em vários lugares do país. “Não é ideia nossa. Estamos apenas tentando reproduzir em nossa cidade uma iniciativa que pode facilitar a vida de estudantes que deixam suas cidades para virem estudar no Centro Universitário de Jaguariúna (Unifaj)”, ressalta Carlos. No entanto, no Espaço de Vida especificamente, essa é uma iniciativa do Ton Proêncio, que é o responsável direto pelo Projeto.

Formado em administração pela Unifaj, Ton explica que presenciou a dificuldade de amigos de outras cidades e estados, que tinham a necessidade de encontrar um local para ficar. “Imagina você vir de uma cidade totalmente diferente, e parar em outro lugar também totalmente diferente”, compara.

Para ele, esse projeto é importante para que os estudantes sintam-se acolhidos em uma nova jornada. “É difícil ir para um lugar sem conhecer ninguém ou ter alguém para contar. E a partir da nossa visão cristã, da forma de enxergar o mundo e da forma de viver os ensinamentos de Jesus, nós vimos que como unidade estabelecida em Jaguariúna, precisávamos ser resposta para o anseio desses estudantes”.

Esse é o primeiro ano que a “Família da Semana” é realizada em Jaguariúna, e ainda não há experiências para compartilhar. “Desejamos que essa iniciativa seja uma tradição em nossa comunidade e cidade”, fomenta Carlos.

 

Comentários