Inscrições para a “Taça das Favelas” começa na segunda, 19
Crédito: Divulgação
As peneiras serão realizadas nos dias 6 e 7 de abril, com a entrega da documentação de todos os atletas prevista para o dia 27 de abril e a realização do sorteio para a composição das chaves para 4 de maio
As incrições para participar da 4ª edição da Taça das Favelas começam na segunda-feira, 19 de fevereiro. A festa de encerramento fevereiro e a festa de encerramento também já tem data para acontecer, em 30 de junho
As datas foram confirmadas em uma reunião com a participação do vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida (Wandão), e da presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Michele Paulino, na última sexta-feira, 9 de fevereiro.
A Taça das Favelas tem o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da EPTV. Também participaram da reunião a secretária Municipal de Cultura, Alexandra Caprioli, a representante da EPTV, Carol Brasileiro, o diretor de comunicação da Sanasa, Luiz Guilherme Fabrini, além dos representantes da Secretaria de Esportes e Lazer, Eduardo Moraes e José Ribeiro.
“A Taça das Favelas é muito mais que um torneio. Envolve a comunidade, reúne as famílias e proporciona a oportunidade de desenvolvimento para todos os jovens. A mobilização da comunidade em torno do evento tem reflexos positivos para todos, com visibilidade nacional”, assegura o vice-prefeito Wandão.
A presidente da Central Única das Favelas de Campinas (CUFA), Michele Paulino, espera superar o número de inscritos registrado na edição anterior. “Nossa meta é ultrapassar os 3.854 inscritos no ano passado, porque é a realização de um sonho para os participantes, onde se aprende lições importantes do esporte, de inclusão e de cidadania”, afirma.
O passo a passo da Taça das Favelas
A primeira medida para garantir participação na Taça das Favelas é que o técnico de cada equipe da favela interessada em disputar faça a inscrição no site da Cufa, onde haverá um aplicativo destinado a realização da competição, no prazo de 19 de fevereiro até 25 de fevereiro.
Após avaliação dos responsáveis pela organização técnica dos torneios feminino e masculino, no dia 2 de março será feita uma reunião para esclarecer dúvidas e o anúncio das favelas que preencherem todos os requisitos. No total, serão 48 favelas, sendo 32 inseridas no torneio masculino e 16 direcionadas à competição feminina.
Feita a divulgação das favelas inscritas, os atletas masculinos nascidos nos anos de 2007, 2008 e 2009, deverão se inscrever para participar da peneira da favela onde mora ou a que fique mais próxima. A escolha dos jogadores para a formação das equipes é de responsabilidade de cada técnico. O mesmo processo será feito na categoria feminina, sendo que a única exigência é que a atleta tenha no mínimo 14 anos, a partir daí a idade é livre.
Sistema de disputa eliminatória
As peneiras serão realizadas nos dias 6 e 7 de abril, com a entrega da documentação de todos os atletas prevista para o dia 27 de abril e a realização do sorteio para a composição das chaves para 4 de maio. A cerimônia de abertura da 4ª edição da Taça das Favelas está prevista para o dia 12 de maio, já com a realização da rodada de abertura.
Em todas as fases da Taça das Favelas, os jogos serão eliminatórios, portanto, só segue na competição quem vencer. Em caso de empate, a definição do ganhador vai ocorrer em cobranças de penalidades máximas. Este critério é utilizado tanto no masculino quanto no feminino. A data das finais no masculino e feminino está prevista para o dia 22 de junho, em local ainda não confirmado.