Instituto CPFL promove atividades lúdicas para visitantes da exposição sobre Rodin no feriado

A equipe de arte-educação da exposição “Figura e modernidade: Rodin no Acervo da Pinacoteca de São Paulo”, em cartaz na Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas (SP), prepara uma série de atividades lúdicas com o público que visitar a mostra durante o feriado prolongado de Corpus Christi.

Entre os dias 20 e 22/06, os espectadores serão convidados a circular pela exposição com os olhos vendados, a conhecer as obras do grande artista francês através de um jogo de cartas, a desenhar e a construir objetos escultóricos a partir de materiais não convencionais.

Não será necessário agendar visita.

A exposição é gratuita e fica aberta ao público de quarta a sexta-feira, das 9h às 19h, e no sábado, das 10h às 16h.

A mostra reúne, até o dia 29 de junho, a coleção completa do artista francês na Pinacoteca. Trata-se de um conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista.

A exposição tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu e conta com recursos educativos desenvolvidos pelo NAE – Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, para uso autônomo, que estimulam a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.

Confira as atividades para quem visitar a exposição no feriado:

Olhando em voz alta

Data: 20/06

Dia temático das 9h às 19h

Atividade para o público espontâneo

Propositora: Marina Silva e Siqueira

Vamos olhar as esculturas em voz alta? Neste dia teremos uma ação educativa na exposição Figura e Modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo. Convidaremos os visitantes a realizarem sua visita vendados, enquanto seus acompanhantes descrevem algumas obras em voz alta, emprestando seu olhar e percepção.

Jogo de Cartas

Data: 21/06

Dia temático das 9h às 19h

Atividade para o público espontâneo

Propositora: Ana Beatriz Beraldo

Qual a relação de Rodin com as esculturas modernas e contemporâneas? Apoiando-se no passado e rompendo com tradições, Rodin abre espaço para o desenvolvimento as vanguardas da escultura moderna. Na atualidade, a escultura contemporânea carrega novos conceitos. A vivência educativa proposta ao público especialmente neste dia é um baralho de obras de arte contemporâneas que pretende que cada visitante possa relacionar com as esculturas de Rodin expostas no Instituto CPFL e fomentar um diálogo atemporal acerca da escultura.

Experiências na tridimensionalidade (para o público a partir de 14 anos)

Data: 22/06

Vivência – das 10h30 às 12h

Máx. 15 participantes

(inscrições 30min. antes da atividade)

Propositora: Paula Monterrey

A tridimensionalidade é o tema central que agrega nos dias atuais uma infinidade de proposições artísticas que se desenvolveram a partir da escultura a partir da modernidade e das brechas abertas por Rodin em suas esculturas. A proposta convida os participantes a um jogo de construção de objetos escultóricos a partir de materiais não convencionais.

Contorno, linhas. Volume, massas: desenhando esculturas  (para o público a partir de 14 anos)

Data: 22/06

Vivência – das 14h às 15h

Máx. 15 participantes

(inscrições 30min. antes da atividade)

Propositora: Diana Lanças

A proposta é um convite é a experiência pelos participantes da linguagem do desenho a partir da observação direta das esculturas expostas na exposição, o exercício de apreender uma figura tridimensional no espaço do papel é um desafio de tradução dentro da linguagem visual. Com base nesse movimento, os participantes serão apresentados a diferentes possibilidades em desenho para representação de formas.

Funcionamento Feriado

quinta-feira (20/06) – das 9h às 19h

sexta-feira (21/09) – das 9h às 19h

Sábado (22/06) – das 10h às 16h

visitação gratuita

Sobre o Instituto CPFL

Com 16 anos de atividades, o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, que tem sede em Campinas. A missão do Instituto CPFL é integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. Através do Circuito CPFL, o Instituto CPFL promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.

Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades, alcançando um público presencial estimado de milhares pessoas. O Instituto CPFL é responsável também pela difusão do conhecimento através das transmissões e do acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL, tradicional programa de debates que pode ser acompanhado pelo público no Youtube, no site, no app institutocpflplay, no Facebook e na TV aberta. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

O Instituto CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, número 1.632, na Chácara Primavera.

 

Comentários