Interior de São Paulo e Sul de Minas ganham um caminho para peregrinações

Uma nova Rota Turística e de Peregrinação, com cerca de 400 quilômetros que une as nove cidades do Circuito das Águas Paulista e mais nove cidades da região, sendo três do Sul Minas Gerais.

Idealizado pela amparense Kate Jeremias, o Caminho pro Interior, tomou forma com a ajuda de mais quatro mulheres também obstinadas: Laura Umbelina Santi, Roseli G. C. Vasco de Toledo, Silvana Ismael Guarizzo e Viviana da Silveira Bueno. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, Francês/Espanhol, e também nos Caminhos da Fé e da Luz, Brasileiros, ele foi criado para dar ênfase e mostrar as belezas das 18 cidades que o compõe: Amparo, Mostardas (distrito), Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião/MG, Bueno Brandão/MG, Munhoz/MG, Socorro, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Morungaba, Distritos de Sousas e Joaquim Egídio (Campinas), Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Santo Antônio de Posse e Arcadas (distrito), retornando a Amparo.

A construção do itinerário do Caminho pro Interior privilegiou as estradas rurais, mas, destaca o Prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, “também traz o turista para dentro da área urbana, pois prevê que cada marco oficial do caminho fique ao lado da principal igreja da cidade”.

A atuação do Consórcio das Cidades que formam o Circuito das Águas Paulista, sob a Presidência do Prefeito da cidade de Socorro contribuiu para que o Caminho pro Interior saísse do campo das ideias e tomasse forma, viabilizando a sinalização e o estímulo inicial que a Associação Amigos do Caminho pro Interior precisava. “O Caminho pro Interior vai permitir que cada cidade crie produtos turísticos e de lazer próprios ou em parceria com outras cidades, produzindo eventos dos mais diversos tipos, caminhadas, corridas rurais, passeios fotográficos e tantos outros” é a expectativa do diretor de Cultura, Esportes e Turismo de Monte Alegre do Sul, Antônio Henrique Corsi.

O Prefeito da cidade de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob afirma que “é um privilégio a cidade de Amparo ser a sede do Caminho pro Interior, um roteiro circular que não leva o peregrino ou o turista para longe, pelo contrário, concentra as pessoas em torno das cidades da nossa região. Ele começa e termina em Amparo”.

A inauguração do 1º trecho de 49,9 quilômetros do Caminho pro Interior será no sábado, 26/10, 6 horas da manhã, da praça Monsenhor João Batista Lisboa, 175, junto a Catedral Nossa Senhora do Amparo, Centro da Cidade de Amparo, com duração de dois dias, visitando o Distrito de Mostardas, Monte Alegre do Sul e terminando em Serra Negra. Destinada ao público amante de caminhadas, a participação será feita mediante inscrições prévias pela plataforma Sympla no link: https://www.sympla.com.br/caminhada-de- inauguracao—trecho-1—-amparo–monte-alegre-do-sul-e-serra-negra 673790. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: contato@caminhoprointerior.com.br e nos perfis do Facebook https://www.facebook.com/caminhoprointerior1/?ref=br_rs e Instagram https://www.instagram.com/caminhoprointerior1/).

Para Kate Jeremias, presidente da Associação Amigos do Caminho pro Interior, que já fez o Caminho da Fé e o da Luz, completa “o Caminho pro Interior permite vivenciar uma experiência em contato com a natureza da Serra da Mantiqueira, conhecendo estradas rurais, em sua grande maioria não asfaltada, um verdadeiro convite para a contemplação, a reflexão, o autoconhecimento e a reconexão com o outro e consigo mesmo – o que importa é o caminho, nem tanto a chegada, é a sua transformação pessoal”.

A Associação Amigos do Caminho pro Interior estimula a todos para cuidar da natureza, desenvolver atividades físicas, esportivas, ecológicas e de aventura, quer caminhando, praticando passeios de bicicleta, a cavalo ou mesmo de forma motorizada, mas tem que ter atenção com a sinalização para não se perder, ter cuidado com os animais e com as pessoas que moram na área rural, todo mundo merece respeito, e sempre se pode fazer novas amizades. “Vejo o Caminho pro Interior como uma oportunidade que o comércio, os restaurantes e os hotéis de toda a nossa região não podem perder, pois no médio e longo prazo teremos mais turistas e novas necessidades a atender. Sem falar que outros negócios podem ser abertos ou ampliados para atender esse novo público” é a visão do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade de Amparo, Vicente Mário Martini Auler.

Qualquer pessoa, famílias ou grupos dispostos a vivenciar uma experiência em contato com a natureza podem participar do Caminho pro Interior, o importante é preparar-se física e psicologicamente. Uma vez inscrito nos eventos organizados você pode contar com serviços que facilitam as atividades. Afinal todo mundo merece tranquilidade e segurança em seus momentos de lazer e diversão.

 

Comentários