IPTU 2019 começa a ser distribuído e versão digital já está disponível

Os carnês de IPTU e outros tributos municipais de Holambra começaram a ser entregues nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, e a versão digital dos boletos já está disponível na internet. O vencimento da cota única e da primeira parcela para quem optar pelo pagamento fracionado está previsto para dia 10 de março. Serão distribuídos, no total, cerca de 6 mil documentos.

Para acessar o carnê eletrônico é preciso localizar a aba “Serviços” e, em seguida, “IPTU e Tributos Municipais” no Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br. Os impostos estão divididos em três módulos: Rural, para recolhimento da Coleta de Lixo Rural; Imobiliário, para boletos do IPTU; e Mobiliário, para tributação de ISS Fixo, Alvará e Vigilância Sanitária.

De acordo com o diretor municipal de Finanças, Ivan Pinheiro, o valor do IPTU sofreu esse ano reajuste de 4,55%. “É importante ressaltar que aqui em Holambra não houve aumento real do imposto. Trata-se apenas de um reajuste calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA”, explicou. A previsão de arrecadação, ainda segundo ele, é de R$ 5,77 milhões em 2018.

Os bancos credenciados para pagamento do IPTU e demais tributos, até a data de vencimento, são Cooperativa Sicredi e Casas Lotéricas para atendimento em guichê (boca do caixa) e Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Sicredi para autoatendimento (internet banking e caixa eletrônico). Após o vencimento, o carnê deve ser pago em bancos conveniados com 2% de multa e 1% de juros ao mês.

Quem optar pelo pagamento do IPTU em cota única possui desconto de 10%, já presente no boleto. O benefício, vale ressaltar, é exclusivo para essa modalidade de imposto. Ele também pode ser parcelado pelo contribuinte em até 10 vezes, com a última mensalidade prevista para o dia 10 de dezembro de 2019. Nesse caso, não há desconto.

 

Comentários