Itapira recebe Circuito Sesc de Artes no dia 28
Na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, a Praça Bernardino de Campos recebe mais uma edição do Circuito Sesc de Artes, que traz em sua programação diferentes ações de música, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura. Realizado pelo Sesc São Paulo, em 2017 o evento passa por 118 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.
No período das 16h00 às 21h30, os itapirenses poderão escolher entre as várias atrações espalhadas por toda a praça. O grupo Trovadores do Miocárdio, apresentamo a performance literária conhecida como spoken poetry, onde declamam crônicas e poemas promovendo um encontro entre poesia e música. Por lá, também irá passar o grupo sergipano de teatro Imbuaça, com o espetáculo ‘A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel’, no qual conto, canto e dança se fundem ao narrar a vida e obra do autor paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918), um dos criadores da literatura de cordel. O público também vai dançar junto com a Batalha de MCS, que traz Bárbara Sweet, Stefanie MC, MC Kamau, MC Somba, e mediação do DJ Erick Jay, residente do programa Manos e Minas, da TV Cultura, que também promove um baile ao som de muito rap nas cidades.
O Gabinete de Curiosidades e Habilidades, que participa pelo segundo ano consecutivo com nova programação, leva aos espaços públicos a moda dos traveling shows, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias. Serão exibidos filmes mudos em curta metragem dirigidos e protagonizados por Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos, e ainda oficinas de Flâmula de Tecido e Estêncil: Molde Vazado para Estamparia, além de um acervo de livros para atividades coletivas de leitura e mediação.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, a vinda do Circuito Sesc de Artes é fruto de uma parceria com o Sicomvit (Sindicato do Comércio Varejista de Itapira). “Essa parceria é algo que já vem acontecendo e se fortalecendo ao longo do tempo. Na área da Cultura, esse ano o Sesc já trouxe uma apresentação que nos auxiliou no projeto de descentralização. A ideia da secretaria é criar e fortalecer cada vez mais parcerias desse tipo, que só trazem benefício aos itapirenses”, afirmou.
Atrações
Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.
Artes Visuais
Flâmula de Tecido
Ada Rovai (SP)
Da combinação de diferentes técnicas das artes manuais surgirá uma pequena bandeira, isto é, uma flâmula. Os participantes criarão seu próprio lema e o desenho que vai decorar sua flâmula. Para isso recorrem ao desenho à mão livre, ao estêncil aplicado sobre o algodão da bandeira e à sua criatividade.
Cinema
Curta(s) Chaplin
Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos.
Literatura
Palavra + Imagem
Grupo A Cor Ação Cultural (SP)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.
Circo
Circo no Beco
Coletivo Circo no Beco (SP)
Malabaristas apresentam ao público sua técnica circense nesta vivência em que o público interage diretamente com os artistas e pode aprender a manusear alguns equipamentos básicos de circo, como claves e bolas de malabarismo.
Teatro
A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel
Grupo Imbuaça (SE)
A trupe sergipana percorre a vida de um dos criadores da literatura de cordel, o paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918). A encenação apresenta sua trajetória, contexto e legado, e o protagonista encontra os personagens que figuram em sua vasta obra em um espetáculo de conto, canto e dança.
Música
Batalha de MCS (SP/MG)
Mediada pelo DJ Erick Jay, a disputa reúne quatro MCs. Vencedor de importantes prêmios internacionais em 2016: Bárbara Sweet, conhecida de batalhas em São Paulo e Belo Horizonte e integrante do coletivo #MinaNoMic; Stefanie MC, que já dividiu palco com Mano Brown, Negra Li, Vanessa Jackson e Flora Matos; o rapper, beatmaker e skatista MC Kamau, que fez parcerias com Thaíde, SP Funk e com o Dj KL Jay; e MC Sombra, que ingressou da cena hip hop nos anos 90, quando juntou-se ao SNJ, e enveredeou pela carreira solo em 2008.
DJ Erick Jay (SP)
O primeiro DJ da América Latina a conquistar um título internacional em dois campeonatos no mesmo ano, o IDA World, e o DMC World. Trabalhou com alguns grupos de Rap como: Pregador Luo, Dexter, Xis, atualmente trabalha com o rapper Kamau além de ser residente do programa Manos e Minas, da TV Cultura.
Literatura
Trovadores do Miocárdio (SP/RJ)
Fausto Fawcett, Mário Bortolotto, Eduardo Beu, Junio Barreto, Pélico, Rodrigo Carneiro e Carolina Meinerz. As paixões não correspondidas, as fugas melodramáticas e os colapsos passionais são alguns dos temas que inspiram esta performance literária. Os artistas declamam crônicas e poemas, promovendo um encontro de poesia e música conhecido como spoken poetry.
Matéria: ASCOM