Itapira sedia Jornada do Patrimônio Paulista 2018

Entre os dias 22 e 23 de setembro Itapira sediará a Jornada do Patrimônio Paulista 2018, que tem como objetivo sensibilizar o público para reconhecimento, valorização, defesa e preservação do patrimônio cultural paulista. Sob responsabilidade da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), uma das Coordenadorias da Secretaria de Estado da Cultura e braço do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), a Jornada do Patrimônio Paulista teve um projeto piloto em 2017, quando chegou a 15 municípios. A ideia agora é ampliar a ação para que mais regiões paulistas participem.

Além de visitas guiadas, a programação organizada por cada município abrangerá atividades relacionadas ao patrimônio cultural paulista, como palestras, oficinas e atrações artísticas. Tem como foco não apenas o patrimônio material, mas também o imaterial – que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região.

A programação em Itapira contempla o Seminário do Patrimônio Histórico Material e Imaterial de Itapira na manhã de sábado, 22, e já está confirmada a presença de José Antonio Chinelato Zagato, da UPPH do Condephaat, da professora doutora Raissa Pereira Cintra de Oliveira e do professor mestre Ezequiel Barel Filho.

No período da tarde do sábado, 22, e do domingo, 23, haverá visitas guiadas pelos prédios históricos da cidade. Serão dois roteiros: o Roteiro Parque Juca Mulato – que contempla o Cruzeiro, a Casa da Cultura João Torrecillas Filho, a escola Júlio Mesquita e a Igreja Presbiteriana Central – e o Roteiro Vila de Eleutério, que contemplará diversos pontos do bairro.

“Essa oportunidade inicia uma conversa mais profunda sobre o patrimônio de Itapira, possibilitando a discussão sobre o que ainda temos hoje e também abrindo um espaço para resgate de memórias sobre Itapira dos anos passados”, afirmou Ricardo Pecego, diretor de Cultura do município.

Toda a programação é gratuita e nos próximos dias será divulgada a grade de horários de cada atividade. Não é necessária a inscrição antecipada.

 

Comentários