Itapirenses aceleram e garantem pódio na Subida de Montanha

O Morro das Sete Curvas, em Águas de Lindoia (SP), recebeu neste sábado (19) a 4ª etapa da temporada 2023 da Hill Climb Brazil, competição popularmente conhecida como Subida de Montanha, com três itapirenses assegurando presença no pódio de suas respectivas categorias.

A disputa que faz parte do calendário oficial da FASP (Federação de Automobilismo do Estado de São Paulo) mobilizou 29 pilotos, que ao longo do dia aceleraram em três baterias para vencer as curvas e chicanes do percurso de cerca de 3 quilômetros no menor tempo possível.

Entre os representantes de Itapira, o melhor resultado foi o título da categoria 5, para carros aspirados com tração traseira, conquistado por Marício Sabbag, que cravou 1min45seg960centésimos, com a Porsche 911.

Sabbag, que repetiu o pódio conquistado em Lindoia (SP), disse que, apesar da experiência anterior, o Morro das Sete Curvas impôs um desafio diferente. “O percurso de Águas de Lindoia é boa, mas é de alta (velocidade). Apesar das curvas, tem trechos onde chegamos a 160 (quilômetros) por hora. Por ser a primeira vez lá, é desafiador e gostei muito de mais esta experiência e do resultado que trouxe”, comentou o itapirense.

Outro piloto que repetiu o pódio conquistado em Lindoia foi Rodrigo Silva, que competiu na categoria 9, para carros aspirados com tração dianteira, e levou a Caravan 6 cilindros ao segundo lugar, com o tempo de 1min46seg500centésimos.

“Fiquei mais à vontade nesta segunda participação na Subida de Montanha. Também fomos com outro acerto do carro pra esse tipo de corrida”, afirmou Silva.

O terceiro itapirense a encarar a etapa foi Adelmo Rizzo, que estreou na Subida de Montanha e logo na primeira experiência foi terceiro na categoria 9, para carros turbo com tração traseira, anotando o tempo de 1min49seg580centésimos com o VW/Jetta.

Entre os pilotos locais, a ausência ficou por conta de Edras Soares, da equipe Itapira/Racing, que defendia o título de Leão da Montanha, após cravar o melhor tempo entre todos os competidores na etapa de Águas de Lindoia em 2022.

O itapirense havia inscrito a Porsche 911 Turbo para a disputa, mas precisou honrar compromissos profissionais e não teve tempo hábil para encarar a prova.

A temporada 2023 da Hill Climb Brazil terá mais duas etapas. Nos dias 29 e 30 de setembro em Brotas (SP) e em 11 e 12 de novembro em Monte Alegre do Sul (SP).