Jacob dá Ordem de Serviço para o restauro da casa da rua Oito de Abril

O prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob assinou na tarde de terça-feira, dia 28 de junho, a Ordem de Serviço para o restauro da Casa do Patrimônio Cultural, situada na Rua Oito de Abril.

O recurso foi garantido com o governador do Estado, Geraldo Alckmin e o deputado estadual Barros Munhoz. A casa de números 71 e 77 da Rua Washington Luís, esquina com a Rua Oito de Abril, tombada pelo CODEPACUA, é representante dos primeiros tempos da povoação, construída em taipa de pilão e taipa de mão, guardando as aparências das residências da primeira metade do século XIX. Ela ficava às margens de um dos eixos formadores da cidade de Amparo, ou seja, do caminho que de Bragança e Atibaia demandava Mogi Mirim e que se transformou, posteriormente na Rua Oito de Abril.

A sua importância histórica deve-se ao fato de ser a primeira casa escriturada do Município.  O projeto prevê a restauração de todo o imóvel, assim como a sua reforma, cujo objetivo é instalar todo o acervo histórico do município de Amparo, hoje acondicionado na Casa do Chefe da Estação. Prevê também a ampliação na parte dos fundos, onde ficará disponível todo acervo arquitetônico para consulta das universidades de Arquitetura, Estudantes e outros interessados. A ação da Prefeitura de Amparo visa valorizar e motivar outros proprietários de imóveis históricos a promoverem reformas visando o incremento do Turismo.

A empresa responsável é Atryans. O valor da obra é de R$ 3.807.663,49. Participaram do evento secretários, assessores, o presidente da Câmara, José Ivo Vilas Boas – Biro-Biro, e os vereadores Luiz Carlos de Oliveira – Carlitinho e Odair Pereira de Oliveira – Daia.

Matéria: Moisés de Camargo

 

Comentários