Jacob participou do Prêmio Prefeito Educador
O prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob participou na manhã de quinta-feira, dia 18 de maio, da apresentação da cooperação com municípios da região e do sul de Minas durante o lançamento do “Prêmio Prefeito Educador”. O evento ocorreu no Centro Universitário de Jaguariúna – a conhecida FAJ. Ele esteve acompanhado da secretária de Educação, Magda Teresa Belix.
O objetivo é promover a formação continuada de docentes através de bolsas de estudo de ensino superior oferecidas pela Instituição. Os detalhes do prêmio foram apresentados pela direção do Centro Universitário de Jaguariúna aos prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação, assessores e à imprensa dos municípios convidados: Águas de Lindoia, Amparo, Artur Nogueira, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Holambra, Itapira, Jaguariúna, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Monte Sião, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal, Aguaí, Araras, Limeira, Americana, Sumaré, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiaí, Itatiba, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Poços de Caldas, Andradas, Jacutinga, Ouro Fino, Borda da Mata, Pouso Alegre, Inconfidentes e Bueno Brandão.
Conforme o acordo, a FAJ promoverá a participação dos alunos no PROE ENEM gratuitamente, além de oferecer orientação profissional aos estudantes durante o evento FAJ Aberta (que acontece em setembro) e conceder 50% de desconto nas inscrições do vestibular durante o evento FAJ Aberta. Ainda vai disponibilizar dez bolsas de estudos para Módulos Específicos de Metodologias Ativas e conceder 20 bolsas de estudos para docentes em pós-graduação para Especialização em Docência até o 2º semestre de 2017. Além disso, fará a premiação, durante o FAJ Aberta, aos prefeitos que cumprirem as responsabilidades estabelecidas no acordo com o título “Prefeito Educador”.
Em contrapartida, cabe à prefeitura que aderir à parceria promover a divulgação do Curso Preparatório para o Enem no município; fazer a divulgação do programa de orientação profissional ofertado gratuitamente na FAJ para estudantes de Ensino Médio; distribuir dez bolsas para módulos de Formação Continuada Docentes em Metodologias Ativas; responsabilizar-se pela participação, dando transporte a todos os alunos do 3º ano das escolas do município no evento da FAJ Aberta, no horário diurno ou noturno; conceder 20 bolsas de pós-graduação de Especialização em Docência aos docentes do município.
“Estamos propondo uma parceria no sentido de contribuir ainda mais com o trabalho que as prefeituras têm realizado arduamente em prol da educação nos municípios, mediante a oferta de formação continuada aos docentes através do Programa FOCO da IES e Pós-Graduação com a oferta de bolsas de estudo também aos docentes dos municípios para o Curso de Especialização em Docência e em Metodologias Ativas, além de mantermos nosso compromisso com o aluno, ofertando o Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é uma avaliação de extrema importância utilizada pelos estudantes para participação nos benefícios socioeducativos do Governo Federal, bem como nota para ingresso em instituições de ensino superior”, declara o reitor do Centro Universitário de Jaguariúna, professor Ricardo Tannus.
Matéria: Moisés de Camargo