Jaguariúna adota modelo estadual de Carteirinha do Aluno na rede municipal de ensino

Os cerca de 9 mil estudantes que frequentam as escolas mantidas pela Prefeitura de Jaguariúna terão, em breve, o mesmo modelo da “Carteirinha do Aluno” utilizado na rede estadual de ensino. Conforme a secretária municipal de Educação, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, os primeiros passos para viabilizar a emissão das novas carteirinhas foram a adesão ao projeto Secretaria Escola Digital (SED) e as orientações repassadas aos diretores e assistentes de gestão pública das escolas.

“Essa nova carteirinha será uma ferramenta muito útil, inclusive para os pais e as próprias crianças e adolescentes. Por exemplo, com a foto do aluno, um dos objetivos será auxiliar na busca de crianças desaparecidas, por meio do programa São Paulo Cuida, do Governo do Estado de São Paulo”, ressalta a secretária.

O passo a passo do preenchimento do formulário e da emissão das carteirinhas foi repassado na terça-feira (21/08) aos diretores e assistentes de gestão das escolas municipais por Carlos Geribola, assessor da Secretaria de Educação. Segundo ele, já na quarta-feira seria iniciado o repasse das informações aos pais e alunos, que podem acessar a plataforma SED (Secretaria Escolar Digital) através do link https://sed.educacao.sp.gov.br

“Para fazer o login, preencher os dados necessários e incluir uma foto do aluno, os pais ou os próprios estudantes devem utilizar os números do RA (Registro do Aluno) e a data de nascimento. Caso haja dúvida na hora do preenchimento, basta procurar a direção ou o assistente de gestão pública da escola em que estuda”, explica Geribola, que completa: “As aulas de informática serão uma ótima oportunidade para que cada turma emita suas carteirinhas”.

De acordo com a Secretaria de Educação de Jaguariúna, a carteirinha terá validade de 1 ano, portanto, deverá ser renovada a cada início de ano letivo. Outro dado importante é que o acesso à plataforma SED também pode ser feito via celular. Ainda segundo Carlos Geribola, a previsão é que até o final de 2018, todos os estudantes do Ensino Fundamental em Jaguariúna já tenham o novo modelo. Isso inclui de crianças a partir dos seis anos até jovens e adultos (dentre os quais vários idosos) que estudam à noite no EJA (Educação para Jovens e Adultos).

 

Comentários