Jaguariúna está entre as duas melhores cidades do País em desafio online nacional de matemática e ciências

A cidade de Jaguariúna é um dos dois no Brasil (o outro foi Campo Bom, no Rio Grande do Sul), a vencer o Khanpeonato, um desafio online de matemática e ciências organizado pela Khan Academy, organização sem fins lucrativos e parceira da Fundação Lemann. As escolas municipais premiadas foram a Irineu Expedito Ferrari e a Coronel Amâncio Bueno.

A escolha foi feita a partir do desempenho dos alunos nos desafios e tarefas do aplicativo, feitas sob a monitoria de duas professoras de matemática. O conteúdo do desafio — que inclui vídeos, artigos e exercícios — foi escolhido e indicado aos alunos pelas próprias professoras, além de já estar alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Das escolas Irineu Expedito Ferrari e Frankilin de Toledo Piza Filho, a professora Telma Aparecida Alves Conti, 41 anos, monitorou 21 alunos nos desafios e viu a empolgação da turma a cada avanço. “Essa geração de alunos é de nativos digitais e o fato de os desafios serem online, fez com que eles se sentissem mais ambientados e ao mesmo tempo motivados a realizar as atividades em casa para avançar nos níveis do campeonato. Usavam as aulas de informática e depois extra classe.”, disse a professora.

As professoras conheceram a plataforma digital por meio da Secretaria Municipal de Educação. “A Secretaria de Educação realizou algumas formações em 2018 para apresentar a Khan Academy aos professores da rede. Em uma dessas formações fiz meu cadastro e comecei a levar os alunos na informática da escola. Já cadastrada recebi por e-mail da khan informações sobre o Khanpeonato, e devido a parceria do município com a khan fomos informados de cursos online que abordariam o funcionamento e aplicabilidade da plataforma em sala de aula.”, conta a professora de matemática na Escola Municipal Amâncio Bueno e na Irineu Expedito Ferrari, Marilaine Aparecida Rodrigues, 36 anos.

Durante o desafio de 10 semanas, os alunos superaram obstáculos e desbloquearam níveis de progresso, o que melhorou o aprendizado. Ao final do programa, professores e estudantes receberam certificados digitais.  O prêmio pela vitória no Khampeonnato ainda será divulgado pela Khan Academy.

Buscar alternativas que estimulem alunos e professores a buscar mais aprendizado e boas práticas é missão da gestão municipal, segundo a secretária de Educação de Jaguariúna, Cristina Catão. “Nós vivemos na era digital e é isso o que move o mundo, por isso estamos sempre com um olhar à frente, em busca do conhecimento aliado ao incentivo pela excelência na educação. Esse resultado nos orgulha e nos estimula a seguir em frente”, comemora a secretária.

 

Comentários