JAGUARIÚNA GANHA DOIS PONTOS DE COLETA DE ÓLEO DE COZINHA

A secretaria municipal de meio ambiente, em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguariúna (COOPERJ), irá implantar dois pontos de coleta de óleo de cozinha na cidade a partir de dezembro.

O objetivo é aumentar a reciclagem do óleo, conscientizando a população dessa necessidade. Assim a prática deve se tornar um hábito de cada morador de Jaguariúna.

Um dos pontos de coleta será fixo e funcionará no Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente (DAMA), que fica na rua José Alves Guedes, nº 575, Centro.

O outro ponto de coleta será itinerante para que todos os moradores de Jaguariúna tenham acesso com mais facilidade. O coletor seguirá um cronograma previamente estabelecido e deverá estar disponível à população durante um certo período em cada Unidade Básica de Saúde (UBS).

Quem quiser descartar o óleo de cozinha em um desses locais deve armazená-lo em garrafa PET com tampa e depositá-la no coletor.

“Esse trabalho atende aos três pilares do desenvolvimento sustentável: meio ambiente, economia e inclusão social. Além do viés ambiental, também possui um viés social e econômico, através da geração de renda aos catadores”, disse a secretária de meio ambiente, Rita Bergamasco.

A ação faz parte do Eixo Coleta Seletiva do Programa Municipal de Preservação do Meio Ambiente – Jaguariúna Verde, e também da diretiva Resíduos Sólidos do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de Jaguariúna tem parceria firmada com a COOPERJ para a coleta seletiva municipal realizada nas residências, escolas, comércios e empresas do município, através do Programa Municipal Jaguariúna Sustentável – Eu Reciclo. Nesses locais a Cooperativa recolhe plástico, metal, papel e vidro.

Reportagem: Lícia Mangiavacchi 

Fotos: Divulgação.

  

Comentários