Jaguariúna inicia construção de um moderno Boulevard no entorno do Centro Cultural

LINHA FINA: Obra inclui Anfiteatro com 712 metros quadrados de área construída, espaço para 262 pessoas sentadas e pergolado com 450 metros quadrados e paisagismo para abrigar barracas dos expositores da FEART.

A Prefeitura de Jaguariúna iniciou nesta primeira semana de outubro as intervenções que irão transformar o visual no entorno do Centro Cultural Zi Cavalcanti, um de seus principais pontos turísticos: a primeira fase da construção de um boulevard que abrigará um moderno Anfiteatro com espaços para eventos culturais e empresariais de grande porte e um pergolado com paisagismo para abrigar a Feira dos Artesãos (FEART) da cidade.

O espaço da obra do Boulevard foi demarcado pela Construtora Nadir dos Santos, de Campinas, vencedora da licitação pública, e ocupa parte do gramado ao lado do Centro Cultural. Conforme a secretária de Turismo e Cultura de Jaguariúna, Maria das Graças Hansen Albaran Santos, o Boulevard será um espaço multiuso e foi planejado ainda na primeira gestão do prefeito Gustavo Reis (2009/2012).

Para o prefeito Gustavo Reis, além de necessário o Boulevard é condizente com o crescimento, o destaque e a importância que Jaguariúna tem na Região Metropolitana de Campinas (RMC). “Somos o portal de acesso ao Circuito das Águas Paulista e temos uma vocação turística natural, que precisa ser melhor explorada. Então, esse investimento trará vários dividendos, começando pelos atrativos que ajudarão a ampliar o número de turistas de negócios e de lazer, além, é claro, da geração de empregos nos setores turístico, hoteleiro e de prestação de serviços como bares, cafés e restaurantes”, avalia.

Inovação

O arquiteto Roberto José D’Alessandro, responsável pelo acompanhamento da obra, disse que o contrato firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a construção do Boulevard estabelece que a construtora tem prazo de 9 meses para sua conclusão. “É um projeto simples em sua essência, porém, de grande impacto para a cidade pela proposta inovadora em termos de incrementar e interligar ainda mais os setores cultural e turístico”, define.

Quando estiver pronto o Anfiteatro será um auditório multiuso com 712 metros quadrados de área construída e poderá ser utilizado para eventos como apresentações musicais e teatrais, oficinas e workshops dos mais diversos temas. Sua estrutura abrigará palco, acústica adequada e espaço para 262 pessoas sentadas. Já o pergolado que abrigará as barracas dos expositores da FEART foi projetado com 450 metros quadrados e terá também um paisagismo à parte como atração.

“Estamos apenas no início de um grande projeto e essa obra é financiada pelo convênio firmado pela Prefeitura de Jaguariúna com o Ministério do Turismo do Governo Federal. O repasse das verbas é feito mediante aprovação do cronograma físico/financeiro junto à CEF, do qual, enquanto arquiteto responsável pela obra serei o fiscal que acompanhará todas as etapas. Jaguariúna está de parabéns, pois sei o quanto o prefeito e a secretária de Turismo e Cultura batalharam por essa conquista para a cidade”, disse Roberto D’Alessandro.

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Samuel Oliveira

 

Comentários