Jaguariúna passa a ter aplicativo que avisa horário dos ônibus e internet grátis no transporte municipal

A partir desta sexta-feira, 17 de agosto, todos os usuários do transporte público municipal de Jaguariúna poderão contar com um aplicativo que vai facilitar a vida de quem depende de ônibus na cidade oferecendo mais conectividade durante as viagens. Na palma da mão diretamente da tela do celular será possível acessar todos os itinerários e horários dos veículos da concessionária Metrópolis. O acesso à internet grátis (wifi) também passará a ser oferecido aos passageiros.

Para quem quiser mais detalhes, na sexta-feira e no sábado, funcionários da prefeitura e do Citta Mobi estarão auxiliando os usuários do transporte público a baixarem e usarem o aplicativo de mobilidade urbana. Na praça Umbelina Bueno, um ônibus será disponibilizado, podendo usar o wifi já instalado nos veículos. Essa orientação ocorrerá das 8 às 17 horas na sexta, 17 de agosto e das 8 às 13 horas, no sábado, 18 de agosto

“A nossa ideia é melhorar mesmo a vida do cidadão, levando mais conforto, respeito, tranquilidade e conectividade. A pessoa que usa o ônibus não vai mais precisar ficar esperando no ponto por longos minutos, já que pelo aplicativo, vai saber a hora exata que ele irá passar. Isso faz com que ela aproveite melhor seu tempo, tendo mais flexibilidade e podendo se programar com mais precisão”, ressaltou o prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis.

O aplicativo é o Citta Mobi que funciona por geolocalização (GPS) e será alimentado em tempo real pela empresa responsável pelo transporte público, para conseguir levar os horários corretos de chegada de cada ônibus nos pontos de embarque e desembarque.

Trata-se de uma ferramenta fácil de usar que além de detalhar horários, ainda traça as melhores rotas para cada usuário.

Com a medida, a administração municipal atinge um dos pontos que mais podem melhorar o transporte público, já que a principal queixa dos usuários no Brasil todo é em relação ao tempo de espera no ponto. A própria empresa que desenvolveu o Citta Mobi fez um levantamento em 2017 e concluiu que 22% das pessoas apontavam esse como o maior problema no país quando o assunto era o transporte.

O Secretário de Mobilidade Urbana de Jaguariúna, Josino José da Silva, ressaltou que a pasta tem buscado constantemente melhorar o serviço à população, investindo em infraestrutura e apoiando parcerias como esta com o Citta Mobi. “Nós recebemos esse projeto com muito otimismo e vamos auxiliar do jeito que for necessário. Será uma forma também de nos planejarmos, tendo uma real noção de como estão os itinerários dos nossos ônibus e o cumprimento dos horários”.

A Metrópolis deve seguir várias exigências da prefeitura em relação ao transporte público e essa ação vai neste sentido. Trata-se de uma parceria entre a concessionária e empresa Citta Mobi que oferece ainda o serviço dentro do aplicativo do “Botão de Emergência”, para que os passageiros possam acionar em casos de violência, assédio, entre outros. Há ainda a oferta desse aplicativo com acessibilidade para cegos.

Para usufruir do serviço basta baixar o CittaMobi no smartphone Android ou IOS.

 

Comentários